Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
4º ano
Cálculos com medida de massa e sistema monetário

Todo consumidor deve se preocupar em realizar a compra mais econômica e vantajosa para as suas necessidades. É o que faz a Camila, quando vai comprar ração para alimentar os peixes de seu aquário. Veja os valores de uma ração vendida em embalagem pequena e grande.

Ilustração: Getty Images

O que é mais vantajoso: comprar 3 pacotes pequenos de ração ou um 1 pacote grande? Por quê?

Por que perguntar
Multiplicar valores monetários e medida de peso; comparar medidas e valores.
Por trás da pergunta
Desenvolver noções de economia pessoal, reconhecendo situação de vantagem ou desvantagem em operação comercial.
O que fazer antes

Possibilitar ao aluno atividades que envolvam unidades de medida de massa, para que ele reconheça as propriedades que compõem o sistema de medidas de massa e sua relação com o sistema monetário, em situações da vida cotidiana. Elas são muito comuns e é possível que o aluno tenha experiências pessoais do mesmo tipo apresentado na questão. Em supermercados há inúmeros produtos que são ofertados em quantidades diferentes. Os alunos podem eles próprios recolher e trazer para a classe exemplos, mediante orientação (nome do produto, quantidade em cada tipo de embalagem e o valor). Se geralmente eles leem tabelas, essa coleta de dados pode oferecer uma oportunidade para montarem uma tabela simples, com dois tipos de produtos (amaciantes e cereais, por exemplo). A atividade pode favorecer algumas conversas relacionadas à economia doméstica, assunto que deve fazer parte da formação dos alunos (tanto meninos como meninas), de modo a se tornarem consumidores mais criteriosos.

O que fazer depois

Atividades práticas em que os alunos possam compreender as propriedades que compõem o sistema monetário, seu uso no dia a dia e a relação entre as medidas convencionais e não convencionais de massa. Se os alunos tiverem se saído bem na resolução do problema, lance uma variável que não foi colocada no problema: e se a ração tivesse prazo de validade curto e a Camila tiver apenas dois pequenos peixes no aquário, será que ainda assim seria conveniente a compra do pacote grande? Os alunos, então, teriam de incluir às suas ponderações a questão do tempo (envolvendo medidas de tempo da validade x tempo de uso).

Gabarito

O aluno deve dizer que é mais vantajoso comprar o pacote grande. Em sua justificativa ele deve argumentar que o pacote grande equivale a 3 pacotes pequenos. O custo de 3 pacotes pequenos seria de R$25,50, portanto, R$1,50 mais caro do que o grande.