Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
4º ano
Leitura e cálculos com dados organizados em tabela

Motoristas profissionais de carga precisam percorrer longas distâncias em um único dia. Frequentemente eles necessitam registrar a cada entrega o total de quilômetros percorridos e o tempo que levaram para fazer os percursos (duração).

Saulo é motorista de caminhão e entrega eletrodomésticos para uma grande rede de lojas Veja a tabela que ele preencheu em um determinado dia.

Data Partida Destino Km percorridos Duração
20/06/2017 Depósito Rua Rancharia, 278, Botucatu 87 km 1 hora
20/06/2017 Rua Rancharia, 278 - Botucatu Av. Pedreira, 344, Lençóis Paulista 49,5 km 52 minutos
20/06/2017 Av. Pedreira,  344 Lençóis Paulita Rua dos Manacás, 789, Lençóis Paulista 6,8 km 12 minutos
20/06/ 2017 Rua dos Manacás, 789, Lençóis Paulista Depósito 102 km 2 horas

Com base na tabela, responda:

(     ) Saulo poderia ter executado essas entregas em apenas um período do dia (manhã ou tarde).

(     ) Saulo percorreu menos de 300 km para fazer essas entregas.

(     ) Saulo percorreu mais de 300 km para fazer essas entregas.

(     )  A primeira entrega foi em local mais próximo do depósito do que a última entrega.

(     ) Lençóis Paulista fica mais perto do depósito do que Botucatu.

(     ) Ele levou o dobro do tempo para voltar ao depósito se comparado com a primeira entrega.

Por que perguntar
Realizar cálculo mental de adição (quilômetros e horas); comparar distâncias em quilômetros.
Por trás da pergunta
Recolher e interpretar dados de uma tabela e formular conclusões.
O que fazer antes

Explorar atividades que possibilitem ao aluno reconhecer a distribuição de informações em uma tabela, se possível aproveitando as que circulam socialmente. Os alunos devem realizar atividades desse tipo desde o 2º ano e, por isso, já devem estar familiarizados com a organização desse tipo de recurso. De igual modo, os alunos devem estar habituados a resolver problemas por meio de cálculo mental envolvendo adição. No presente caso, os alunos devem observar que o destino de um trajeto torna-se o ponto de partida do trajeto seguinte, constituindo portanto um roteiro sequencial. Esse tipo de inferência os alunos só se acostumarão a fazer se expostos situações em que a leitura da tabela requer mais do que simplesmente identificação de dados, mas também a compreensão do modo como eles estão organizados. O mesmo ocorre em reação à coluna tempo. Os alunos terão de somar o total de minutos que os quatro percursos demoraram para concluir que em meio período (manhã ou tarde) teria sido possível realizar o serviço. Observe, portanto, que atividades desse tipo são bastante exigentes cognitivamente para os alunos. Elas demoram mais tempo para serem executadas, mas em compensação fornecem indícios muito mais valiosos sobre a aprendizagem do que uma simples lista de exercícios que repetem um mesmo raciocínio, apenas mecanizando-o.

O que fazer depois

Planejar uma socialização coletiva para que os alunos contem como fizeram para encontrar as respostas das questões. Durante a socialização será possível, para o professor, observar quais foram as estratégias de cálculo mental usadas e divulga-las, assim como propor outras situações onde os alunos possam utilizar as estratégias de cálculo mental divulgadas.

Gabarito

(   x  ) Saulo poderia ter executado essas entregas em apenas um período do dia (manhã ou tarde).

(   x  ) Saulo percorreu menos de 300 km para fazer essas entregas.

(       ) Saulo percorreu mais de 300 km para fazer essas entregas.

(   x  )  A primeira entrega foi em local mais próximo do depósito do que a última.

(       ) Lençóis Paulista fica mais perto do depósito do que Botucatu.

(   x  ) Ele levou o dobro do tempo para voltar ao depósito se comparado com a primeira entrega.