Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Cálculo de perímetro

A diretora da escola quer colocar uma faixa protetora de madeira nas paredes das salas de aula, para evitar que as batidas das cadeiras e carteiras estraguem a pintura que acabou de ser feita.

A sala da Flávia tem formato quadrado, e cada lado tem 5m. Portanto, para essa sala a faixa deve ter ___________ metros.

Já na classe de Juliano serão necessários __________ metros, pois ela tem formato retangular, com dois lados de 3m e outros 2 com 3,5m.

As faixas protetoras corresponderão ao _____________ das salas de aula.

Por que perguntar
Calcular o perímetro de um quadrado e de um retângulo.
Por trás da pergunta
Reconhecer que, sabendo o tamanho de um dos lados do quadrado, pode-se chegar ao valor do perímetro.
O que fazer antes

Apresente uma situação prática e significativa que envolva a noção de perímetro antes de apresentar o conceito formalmente ( comprimento da linha que forma o contorno de uma forma geométrica, ou a distância do entorno de uma forma). Por exemplo: se os guardas de trânsito quiserem fechar o acesso de uma praça que tem formato quadrado, com cada lado medindo 20 metros, quantos metros de faixas eles precisarão? Esclareça que, sabendo as medidas dos lados de um figura, pode se chegar ao perímetro. No caso do quadrado, como os lados são iguais, basta saber o lado de um deles. O mesmo ocorre com os triângulos equiláteros.

O que fazer depois

Peça que os alunos calculem o tamanho da faixa protetora se ela fosse colocada na sua sala. Eles terão que fazer a medição do perímetro, reforçando o conceito.

Gabarito

Sala de Flávia 20m ( 4 x 5m) e na sala de Juliano 13m ( 3,5m + 3,5m + 3m +3m). As faixas corresponderão ao perímetro das salas.