Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
5º ano
Adição e leitura de tabela

Imprimir

Ana convidou alguns amigos para o seu aniversário. A mãe fez uma lista com a encomenda dos doces para a festa. Veja  na tabela abaixo a lista dos doces.

Tipo de doce Quantidade
Brigadeiro 50
Beijinho 25
Dois Amores 15
Bombom de Morango 18
Bombom de Uva 18


Com base na tabela, assinale as afirmativas corretas: 

 (      ) Foram encomendados mais de 150 doces.

 (      )  Foram encomendados menos de 130 doces.

 (      )  A menor quantidade de doces encomendados foi  de Dois Amores.

 (      )  A quantidade de brigadeiros será o dobro da quantidade de beijinhos.

 (      )  Haverá mais bombons do que beijinhos.

Baixe essa questão em .DOC
Questões elaboradas por Questão Demais
Questão anterior Próxima questão
Compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Whatsapp
Salvar
Por que perguntar
Efetuar adição e comparar dados contidos em uma tabela.
Por trás da pergunta
Realizar operações de adição, interpretar informações e fazer estimativas.
  • O que fazer antes
  • O que fazer depois
  • Gabarito
O que fazer antes

Nessa etapa escolar os alunos devem ser capazes de resolver problemas envolvendo diversas operações e cálculos por estimativa e cuja proposição represente algum desafio cognitivo.  Dados apresentados em tabelas dão a oportunidade de se propor diversos tipos de questões, inclusive do tipo “Falso ou Verdadeiro”, simples ou múltiplas alternativas, como no caso da questão proposta.

O que fazer depois

Inicie questionando como é possível saber que na lista há menos de 150 doces apenas fazendo uma estimativa por cálculo mental (a soma das unidades é igual a 26 e das dezenas a 100).

É importante reconhecer se os eventuais erros dos alunos foram motivados pela dificuldade na compreensão leitora ou na operação matemática. A correção da atividade com todo o grupo poderá fornecer indícios acerca desse ponto. Depois da correção, é importante uma conversa individual, especialmente com os alunos que incorrem frequentemente em erro, denunciando uma dificuldade maior. Peça para que eles refaçam a atividade ao seu lado e acompanhe os raciocínios que eles fazem para identificar em que aspectos reside o não entendimento ou confusão.

Gabarito

(        ) Foram encomendados mais de 150 doces.

(   x   )  Foram encomendados menos de 130 doces.( 50+25+15+18+18 = 126 doces)

(   x   )  A menor quantidade de doces encomendados foi Dois Amores.

(        )  A quantidade de beijinhos será o dobro da quantidade de brigadeiros.

(   x   )  Haverá mais bombons do que beijinhos. (36 bombons x 25 beijinhos)

 

Questões em destaque

Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann