Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Adição e leitura de tabela

Ana convidou alguns amigos para o seu aniversário. A mãe fez uma lista com a encomenda dos doces para a festa. Veja  na tabela abaixo a lista dos doces.

Tipo de doce Quantidade
Brigadeiro 50
Beijinho 25
Dois Amores 15
Bombom de Morango 18
Bombom de Uva 18

Com base na tabela, assinale as afirmativas corretas:

(      ) Foram encomendados mais de 150 doces.

(      )  Foram encomendados menos de 130 doces.

(      )  A menor quantidade de doces encomendados foi  de Dois Amores.

(      )  A quantidade de brigadeiros será o dobro da quantidade de beijinhos.

(      )  Haverá mais bombons do que beijinhos.

Por que perguntar
Efetuar adição e comparar dados contidos em uma tabela.
Por trás da pergunta
Realizar operações de adição, interpretar informações e fazer estimativas.
O que fazer antes

Nessa etapa escolar os alunos devem ser capazes de resolver problemas envolvendo diversas operações e cálculos por estimativa e cuja proposição represente algum desafio cognitivo.  Dados apresentados em tabelas dão a oportunidade de se propor diversos tipos de questões, inclusive do tipo “Falso ou Verdadeiro”, simples ou múltiplas alternativas, como no caso da questão proposta.

O que fazer depois

Inicie questionando como é possível saber que na lista há menos de 150 doces apenas fazendo uma estimativa por cálculo mental (a soma das unidades é igual a 26 e das dezenas a 100).

É importante reconhecer se os eventuais erros dos alunos foram motivados pela dificuldade na compreensão leitora ou na operação matemática. A correção da atividade com todo o grupo poderá fornecer indícios acerca desse ponto. Depois da correção, é importante uma conversa individual, especialmente com os alunos que incorrem frequentemente em erro, denunciando uma dificuldade maior. Peça para que eles refaçam a atividade ao seu lado e acompanhe os raciocínios que eles fazem para identificar em que aspectos reside o não entendimento ou confusão.

Gabarito

(        ) Foram encomendados mais de 150 doces.

(   x   )  Foram encomendados menos de 130 doces.( 50+25+15+18+18 = 126 doces)

(   x   )  A menor quantidade de doces encomendados foi Dois Amores.

(        )  A quantidade de beijinhos será o dobro da quantidade de brigadeiros.

(   x   )  Haverá mais bombons do que beijinhos. (36 bombons x 25 beijinhos)