Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
4º ano
Terminações verbais; pessoas do discurso

Leia o trecho do texto abaixo e faça o que se pede.

“Era uma vez um curumim que amava caju. Seu nome era Porã.

Todo o povo de Porã também amava caju. Mas era preciso ter paciência. Os cajueiros passavam quase um ano dormindo, sem dar frutos pra ninguém.

Quando as árvores acordavam, a aldeia de Porã fazia festa. As copas verdes ficavam coloridas de frutos amarelos, avermelhados e alaranjados como se fossem pedacinhos do sol.”

[…]

ACIOLI, Socorro. Tempo de caju. Curitiba: Positivo, 2011.

a) O texto fala de um curumim que, em Tupi-Guarani, quer dizer criança. Qual o seu nome e o que ele amava comer?

___________________________________________________________________

b) Copie os verbos apresentados no trecho acima.

_____________________________________________________________________

c) Observe as terminações dos verbos indicados no quadro. Marque com um X a pessoa e se está no singular ou no plural.

Verbo

Pessoa

Número

1a pessoa
(quem fala)

2a pessoa
(com quem se fala)

3a pessoa
(de quem se fala)

Singular

Plural

amavas

passavam

acordarás

fazia

durmo

ficamos

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem os verbos e estabelecem relações entre as terminações verbais e as pessoas do discurso.
Por trás da pergunta
Reconhecer os verbos e estabelecer relações entre as terminações verbais, os pronomes pessoais e as pessoas do discurso.
O que fazer antes

É importante que os alunos compreendam que o verbo é uma classe de palavras que indica uma ação, ocorrência, estado ou fenômeno. Quanto à conjugação verbal, os verbos são formados por um radical e uma terminação. As terminações diferem, conforme as flexões que ocorrem nos verbos, tendo em vista as seguintes conjugações:

• 1ª conjugação: verbos terminados em -ar;

• 2ª conjugação: verbos terminados em -er;

• 3ª conjugação: verbos terminados em -ir.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho incentivando os alunos a perceberem os tempos verbais nos textos e as pessoas a quem se referem. Aproveite para fazer atividades em forma de jogos, solicitando aos alunos que modifiquem os tempos verbais em pequenos textos para que eles percebam as diferenças que provocam no sentido do texto.

Gabarito

a) Seu nome era Porã e ele amava comer caju.

b) Era, amava, ter, passavam, dar, acordavam, fazia, ficavam, fossem.

c)

Verbo