Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Situação problema

Gabriel e Tiago adoram pizza. No final de semana, os pais pediram 1 pizza e cada um dos meninos comeu 2 fatias. A parcela da pizza que comeram juntos representa metade dela.

Represente na figura abaixo o total de fatias que a pizza tinha.

Por que perguntar
Resolver situação problema envolvendo divisão.
Por trás da pergunta
Compreender e resolver situações cotidianas envolvendo divisão, e as noções de parte e todo.
O que fazer antes

Retome as noções de parte e todo, solicitando que os alunos deem exemplos empregando referências presentes na classe e na escola ( ex: toda a classe é composta por 32 alunos, metade deles é menino; nossa escola ocupa um quarteirão inteiro, mas pequena parte é ocupada pelo pátio). Depois, retome a ideia de divisão do todo em partes iguais e a representação pictórica dessas partes como base da construção do conceito de fração.  Explore objetos do cotidiano dos alunos em que a divisão em partes iguais seja bem fácil de ser percebida, como pizza e barra de chocolate. Aproveite algum exemplo da cultura local, como algum tipo de biscoito ou doce, por exemplo.

O que fazer depois

Atividades em que o aluno possa empregar as noções de parte e todo, fazendo uso de material concreto, imagens e figuras.

Gabarito

Dividir a imagem em 8 partes.