Gabriel e Tiago adoram pizza. No final de semana, os pais pediram 1 pizza e cada um dos meninos comeu 2 fatias. A parcela da pizza que comeram juntos representa metade dela.
Represente na figura abaixo o total de fatias que a pizza tinha.
Matemática
4º ano
Situação problema
Gabriel e Tiago adoram pizza. No final de semana, os pais pediram 1 pizza e cada um dos meninos comeu 2 fatias. A parcela da pizza que comeram juntos representa metade dela.
Represente na figura abaixo o total de fatias que a pizza tinha.
Retome as noções de parte e todo, solicitando que os alunos deem exemplos empregando referências presentes na classe e na escola ( ex: toda a classe é composta por 32 alunos, metade deles é menino; nossa escola ocupa um quarteirão inteiro, mas pequena parte é ocupada pelo pátio). Depois, retome a ideia de divisão do todo em partes iguais e a representação pictórica dessas partes como base da construção do conceito de fração. Explore objetos do cotidiano dos alunos em que a divisão em partes iguais seja bem fácil de ser percebida, como pizza e barra de chocolate. Aproveite algum exemplo da cultura local, como algum tipo de biscoito ou doce, por exemplo.
Atividades em que o aluno possa empregar as noções de parte e todo, fazendo uso de material concreto, imagens e figuras.
Questões em destaque