Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Seres vivos

Leia com atenção as frases a seguir e as complete.

Se têm nadadeiras e brânquias, é porque são ________________ e vivem apenas na _________________.

Se tem bicos e penas são ________________ , mas nem todos _____________. Tanto os ____________ como as ____________ são exemplos de animais vertebrados.

Mas há animais que _________________________________ e por isso são chamados de invertebrados. Eles podem ser muito diferentes entre si. Os crustáceos vivem ____________________ enquanto os aracnídeos vivem no _____________. Eles também são diferentes quanto ao número de pernas. _______________________ são os que podem ter o maior número de pernas.

Por que perguntar
Identificar atributos/ características dos animais segundo suas classes (grupos).
Por trás da pergunta
Compreender que as classificações são estabelecidas a partir de critérios.
O que fazer antes

Após concluir a apresentação de cada uma das classes dos animais, promova algumas atividades, ainda que orais, em que os alunos tenham que compará-las. Por exemplo: mamíferos (exceto os seres humanos) têm quatro pernas/patas, enquanto as aves sempre têm duas pernas/pés; Há répteis que vivem na água, assim como os peixes. Sapos, pererecas e rãs são muito diferentes dos mamíferos, mas têm quatro pernas assim como eles. Será valioso para os alunos a oportunidade de ver diversas fotos mostrando em detalhes o corpo de animais. Lembre que os alunos estão habituados a ver muitas imagens, mas muitos deles não são observadores atentos de detalhes. Estimule-os a olharem com atenção e vagar cada foto.

O que fazer depois

Amplie a atividade, oferecendo novas situações comparativas tais como: minhoca e serpente não têm pernas, mas a primeira é um anelídeo e a serpente é um réptil. Um rato é muitas vezes menor do que um elefante, mas ambos são mamíferos. Discuta então com os alunos: o que faz ratos e elefantes serem mamíferos? Eles possuem algumas semelhanças (e também diferenças) e são esses aspectos que os biólogos consideram quando classificam as espécies. Essa noção será ampliada futuramente, quando os alunos aprenderem os processos evolutivos.

Gabarito

Resposta: peixes, água, aves, voam, peixes, aves, não possuem coluna vertebral, mar, solo, os crustáceos.