Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Segmentação da escrita; espaços em branco na frase

REESCREVA A FRASE ABAIXO COM OS ESPAÇOS ADEQUADOS.

MEUGATOÉMUITOSAPECA.

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos compreendem a função dos espaços em branco na frase.
Por trás da pergunta
Compreender a função dos espaços em branco na escrita de frases.
O que fazer antes

É importante que o aluno perceba a delimitação das palavras por espaços em branco na frase, e que há uma diferença entre as relações que se estabelecem no modo de falar e no modo de escrever. O domínio das convenções ortográficas só se consolida depois de muito contato das crianças com textos escritos. Para auxiliar esse trabalho, sugere-se ler em voz alta para os alunos, apontando cada palavra lida e os sinais de pontuação no final das frases. Além disso, ao fazer a leitura oral em sala de aula, solicite que os próprios alunos identifiquem os diferentes marcadores de espaço entre as palavras, pontuação, parágrafos, etc.

(Texto adaptado de: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/fasciculo_port.pdf. Acesso em 30 maio 2017).

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, dê continuidade ao trabalho com a exploração dos marcadores de espaço no processo de leitura, o que permitirá aos alunos a descoberta das diferenças entre a segmentação da fala e a da escrita. Isso será útil para o domínio da ortografia, da pontuação e da paragrafação, em momentos posteriores ao aprendizado da escrita.

Gabarito

Meu gato é muito sapeca.