Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
3º ano/ 4º ano
Água

Imprimir

Associe as colunas segundo o tipo de uso da água

1) Uso residencial

2) Uso industrial

3) Uso agrícola

4) Uso para produção de energia

 

(     ) Irrigação de plantações.

(     ) Produção de bens manufaturados.

(     ) Represamento de hidrelétrica.

(     ) Cozinhar e lavar roupa.

Por que perguntar
Classificar algumas das situações de uso da água pelas sociedades humanas.
Por trás da pergunta
Reconhecer que a água tem múltiplos usos, sendo um recurso de extrema importância em todas as sociedades humanas.
O que fazer antes

A conscientização sobre a importância da água não deve se resumir apenas àquela que é consumida por nós diariamente. É importante também reconhecer que em inúmeras atividades econômicas a água é um recurso básico, como no caso de produção de energia elétrica por meio de hidrelétricas, em toda a produção agropecuária e em muitas atividades industriais. Explique, então, como para produzir um quilo de carne estima-se serem necessários mais de 15 mil litros de água (valor médio considerando  medições em vários países, mas não o Brasil), levando-se em conta nesse cálculo não só a que é consumida pelo animal mas aquela necessária para a geração de todo o alimento que ele consome (no caso de animais confinados). Para produzir o algodão contido em uma camiseta são necessários 2700 litros de água. Outros dados semelhantes podem ser obtidos em http://super.abril.com.br/blog/planeta/me-ve-16-mil-litros-de-agua/ ou acessando a ONG Virtual Water (http://virtualwater.eu/).

Nas aulas de Geografia os alunos já devem ter aprendido sobre os tipos de atividades econômicas: agrícolas, industriais e de serviços. Explore o vocabulário aprendido nessas aulas: atividade agrícola, pecuária, manufatura, etc.

O que fazer depois

Aproveite os dados sobre a quantidade de água necessária para a produção de produtos agrícolas e industriais para explorar diferentes unidades de medida, assunto estudado nas aulas de Matemática.

Gabarito

3 - 2 – 4 - 1