Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
1º ano
Compreensão leitora; trava-língua

LEIA O TRAVA-LÍNGUA E MARQUE A OPÇÃO QUE MOSTRA O QUE ACONTECEU.

O rato roeu a roupa do rei de roma e a rainha, com raiva, resolveu remendar.

O QUE O RATO FEZ?

(   ) REMENDOU A ROUPA.

(   ) ROEU A ROUPA.

(   ) FICOU COM RAIVA.

(   ) ROEU O REI.

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem o gênero textual trava-língua e realizam a leitura e compreensão do texto.
Por trás da pergunta
Reconhecer o gênero textual trava-língua e realizar a leitura de textos familiares e curtos (títulos de histórias, manchetes, quadrinhas, entre outros).
O que fazer antes

Os trava-línguas se caracterizam como desafios que consistem em dizer, com rapidez e de maneira correta, versos ou frases com muitas sílabas difíceis de pronunciar. São chamados assim devido à dificuldade que proporcionam a quem tenta pronunciá-los sem tropeços, ou, como o próprio nome diz, sem "travar a língua".

(Texto adaptado de: http://www.soportugues.com.br/secoes/trava. Acesso em: 31 maio 2017).

Além do aspecto sonoro no trava-língua, que se destaca fortemente, pode-se trabalhar a compreensão do texto. É importante que as atividades em sala de aula possam oportunizar situações de leitura de pequenos textos como adivinhas, quadrinhas ou mesmo trava-línguas, para que os alunos consigam identificar a ideia central e os principais aspectos.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, dê continuidade ao trabalho, seguindo algumas sugestões:

- Ler o texto em voz alta, pausadamente e com entonação adequada.

- Reler o texto apontando palavra por palavra. Em seguida, fazer a leitura coletiva apontando para cada palavra.

Gabarito

Roeu a roupa.