LEIA O TRAVA-LÍNGUA E MARQUE A OPÇÃO QUE MOSTRA O QUE ACONTECEU.
O rato roeu a roupa do rei de roma e a rainha, com raiva, resolveu remendar.
O QUE O RATO FEZ?
( ) REMENDOU A ROUPA.
( ) ROEU A ROUPA.
( ) FICOU COM RAIVA.
( ) ROEU O REI.
Língua Portuguesa
1º ano
Compreensão leitora; trava-língua
LEIA O TRAVA-LÍNGUA E MARQUE A OPÇÃO QUE MOSTRA O QUE ACONTECEU.
O rato roeu a roupa do rei de roma e a rainha, com raiva, resolveu remendar.
O QUE O RATO FEZ?
( ) REMENDOU A ROUPA.
( ) ROEU A ROUPA.
( ) FICOU COM RAIVA.
( ) ROEU O REI.
Os trava-línguas se caracterizam como desafios que consistem em dizer, com rapidez e de maneira correta, versos ou frases com muitas sílabas difíceis de pronunciar. São chamados assim devido à dificuldade que proporcionam a quem tenta pronunciá-los sem tropeços, ou, como o próprio nome diz, sem "travar a língua".
(Texto adaptado de: http://www.soportugues.com.br/secoes/trava. Acesso em: 31 maio 2017).
Além do aspecto sonoro no trava-língua, que se destaca fortemente, pode-se trabalhar a compreensão do texto. É importante que as atividades em sala de aula possam oportunizar situações de leitura de pequenos textos como adivinhas, quadrinhas ou mesmo trava-línguas, para que os alunos consigam identificar a ideia central e os principais aspectos.
Se ainda houver dúvidas, dê continuidade ao trabalho, seguindo algumas sugestões:
- Ler o texto em voz alta, pausadamente e com entonação adequada.
- Reler o texto apontando palavra por palavra. Em seguida, fazer a leitura coletiva apontando para cada palavra.
Questões em destaque