Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Comparação de números

Assinale as alternativas corretas

(     )  506 é maior do que 505.

(     ) 802 é menor do que 801.

(      ) 900 é maior do que 899.

(      ) 734 é maior do que 733 e menor do que 735.

(     )  555 é maior do que 554 e menor do que 556.

Por que perguntar
Identificar números maiores e menores envolvendo centena.
Por trás da pergunta
Aferir domínio de maior e menor como pré-requisito para construção das noções de antecessor e sucessor.
O que fazer antes

Atividades que possibilitem ao aluno compreender o conceito de unidade, dezena e centena, observando o valor posicional dos algarismos no sistema de numeração decimal. Por exemplo, atividades como Jogo do Bingo.

O que fazer depois

Prepare fichas e escreva em cada uma um número inteiro e o número zero. Entregue para cada aluno uma ficha e dê comandos do tipo: Marcelo, Adriana e Pedro. Os três alunos devem se reunir, nessa ordem e a turma precisa identifcar o número que se formou. Depois, altere a ordem deles, para que percebam que se formou um outro número.  Lance desafios: qual o maior número que se pode formar com esses cartões? E o menor? O número formado pelo João, Maria e Mariana é maior ou menor do que o formado pelo Vitor, Patrícia e Rogério? Outra possibilidade é o Jogo Batalha (ver Constance Kamii), em que os alunos montam números a partir de alguns algarismos e elaboram noções sobre valor posicional.

Gabarito

(   x   ) 506 é maior do que 505.

(        ) 802 é menor do que 801.

(   x   ) 900 é maior do que 899.

(   x   ) 734 é maior do que 733 e menor do que 735.

(        )  555 é menor do que 554 e maior do que 556.