Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
5º ano
Corpo humano

Imprimir

Leptospirose é uma doença causada por bactérias.

Por que ela se torna mais comum depois de enchentes causadas por chuvas?

Por que perguntar
Associar a proliferação da leptospirose à contaminação pela bactéria presente na urina dos ratos, favorecida quando há enchentes.
Por trás da pergunta
Compreender as consequências para a saúde das enchentes.
O que fazer antes

Em muitos municípios brasileiros são comuns as ocorrências de enchentes. Na maior parte das vezes, elas decorrem do grande volume de chuva em um tempo relativamente curto. Não é raro que suas consequências sejam agravadas pelo entupimento de bueiros e dificuldade do escoamento da água. Nessas ocasiões, além dos danos materiais que a enchente acarreta (eventualmente com alguma perda de vida humana), é comum a proliferação de doenças, como a leptospirose. Essa doença é causada por bactéria presentes na urina dos ratos, animal muito comum nas cidades. Por isso, é importante que os alunos reconheçam a associação entre a existência desse roedor, sua urina e a proliferação da doença, compreendendo a importância de se evitar o contato direto do corpo com a água de enchentes.

O que fazer depois

Faça um esquema explicando a associação entre o roedor, sua urina, a presença da bactéria, o contato com a água contaminada e a leptospirose.

Gabarito

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina dos ratos. Depois de fortes chuvas, as enchentes favorecem o contato das pessoas com a água contaminada pelas bactérias, o que pode provocar o surto da doença.