Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Palavras homônimas

Leia a frase abaixo. Observe as palavras que são escritas de forma igual, mas apresentam significados diferentes.

a) Faça um desenho para cada situação identificada, de acordo com o significado das palavras na frase.

PINGA A PIA, APARA O PRATO, PIA O PINTO E MIA O GATO.

PINGA A PIA

PIA
O PINTO

b) Agora, escreva duas frases com cada palavra abaixo, prestando atenção nos diferentes significados indicados.

• Canto (verbo cantar x ângulo formado pelo encontro de duas superfícies)

• Sonho (doce recheado x imaginação, fantasia)

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos identificam palavras que são escritas da mesma maneira, mas apresentam significados diferentes.
Por trás da pergunta
Identificar as palavras que apresentam a mesma grafia, mas possuem sentidos diferentes.
O que fazer antes

É importante destacar que existem palavras escritas e pronunciadas de modo idêntico, mas apresentam diferentes significados. Leve alguns exemplos para a sala de aula, como: caminho (itinerário x verbo caminhar); leve (adjetivo x verbo levar); rio (substantivo x verbo rir), etc. Proponha a utilização do dicionário para pesquisa dos significados diferentes de palavras homônimas; elabore frases em que os alunos devem escolher qual a melhor opção de palavras para completar o significado delas; apresente situações com palavras homônimas nas quais os alunos devem reconhecer  se há alguma inadequação e corrigi-la.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho por meio de uma atividade em grupos. Oriente os alunos a pesquisarem palavras em revistas ou jornais que apresentem a mesma grafia, mas que possuam significados diferentes. Ou ainda, que os grupos elaborem frases com as palavras de tal maneira que percebam os significados diferentes.

Gabarito

a) Espera-se que os alunos façam um desenho de uma pia pingando e de um pinto piando.

b) Respostas pessoais. Espera-se que os alunos formem frases coerentes com os significados indicados.