Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Água

Miro e Gino são dois amigos que moram em um pequeno povoado, onde não há tratamento de água.  Na casa de Miro, a mãe ferve por alguns minutos toda a água que é utilizada para beber e cozinhar. Na casa de Gino, prefere-se filtrar a água que servirá para ser bebida ou preparar alimentos em filtro de barro.

a) O que ocorre com os microrganismos quando a água é fervida?

b) O que ocorre com os microrganismos quando a água é filtrada em filtros de barro?

c) Algum desses processos é melhor do que o outro na purificação da água que consumimos? Explique.

Por que perguntar
Associar a fervura e a filtragem da água como meios de torná-la própria para o consumo humano.
Por trás da pergunta
Diferenciar a eficácia da fervura e da filtragem da água, dependendo do tipo de impropriedade que apresenta.
O que fazer antes

Mais de 80% da população brasileira é servida de água tratada, mas cerca de 35 milhões de pessoas ainda não contam com esse serviço básico. No caso do esgoto, a situação é ainda mais grave, pois metade da população do país não tem coleta de esgoto onde vive. Por isso, noções de saúde e prevenção de doenças associadas à água são tão importantes.

Ferver a água ou filtrá-la são dois procedimentos importantes para torná-la própria para o consumo, mas eles têm papeis diferentes nesse processo. Esclareça os alunos que a filtragem serve para retirar impurezas, como pequenos fragmentos de ferro ou resíduos presentes na água. Já a fervura elimina microrganismos, agentes patogênicos que podem transmitir doenças.

O que fazer depois

Caso na escola haja filtros como os usados em casa, mostre para os alunos o modo correto de limpá-los, tanto as suas paredes como principalmente a vela (lavar em água corrente, usando apenas a parte macia de uma esponja de limpeza nova, e não usando sal ou açúcar, como muitas vezes é feito) e explique a frequência com que isso deve ser feito (ou mesmo trocada a vela), o que depende das condições em que a água chega até o local.

Gabarito

a) A fervura provoca a morte de microrganismos/agentes patogênicos, que podem transmitir doenças, mas não é capaz de remover partículas ou metais pesados.

b) A filtragem da água elimina impurezas presentes na água, sendo que algumas podem ser nocivas ao nosso organismo. Mas a filtragem não é capaz de eliminar a presença de microrganismos.

c) Ambos os processos são bons, mas cumprem funções diferentes. A filtragem tende a ser suficiente, se a água utilizada tiver passado, antes, por tratamento.