Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

1º ano
Compreensão leitora; reconstrução das condições de produção e recepção de textos

LEIA O TEXTO ABAIXO. MARQUE A OPÇÃO QUE MOSTRA PARA QUE SERVE ESSE TEXTO.

(    ) VENDER UM PRODUTO.

(    ) ORIENTAR AS PESSOAS.

(    ) ENSINAR UMA BRINCADEIRA.

(    ) FALAR DE BICHOS.

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem a função sociocomunicativa do texto apresentado.
Por trás da pergunta
Proceder à leitura e à compreensão da função sociocomunicativa do texto.
O que fazer antes

É fundamental estabelecer objetivos de leitura para planejar as atividades e verificar o que os alunos ja? aprenderam. E? importante que os alunos saibam para que estão lendo um determinado texto: para localizar alguma informac?a?o em uma lista telefo?nica; para ler uma histo?ria para se divertir; para ler um texto instrucional para executar uma ac?a?o; dentre outros exemplos. A ideia é que os alunos possam ter contato com ge?neros textuais diversos, seja em livros, revistas, jornais, livros de refere?ncia (enciclope?dias, diciona?rios), tidos como portadores de textos, ou outros materiais do dia a dia. É importante destacar que o texto publicitário é uma produção textual com o objetivo de chamar a atenção do público em geral quanto a um produto ou serviço, incluindo as campanhas publicitárias com finalidades orientativas. Leia o texto para os alunos, se considerar conveniente.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, dê continuidade ao trabalho explorando com os alunos as funções sociocomunicativas dos diferentes textos lidos em sala de aula. Leve à sala diferentes textos para serem analisados. As produc?o?es escritas da turma tambe?m se constituem em um material de leitura muito importante. As situac?o?es de leitura na?o devem se limitar aos momentos de sala de aula, mas devem, tambe?m, ocorrer na biblioteca, no laborato?rio de informa?tica, no pa?tio e nos corredores da escola. Seguem algumas sugestões para auxiliar o trabalho:

- Ler o texto em voz alta, pausadamente e com entonação adequada.

- Reler o texto apontando palavra por palavra. Em seguida, fazer a leitura coletiva apontando para cada palavra.

- Explicar a estrutura e a organização do texto: a direção da escrita (da esquerda para a direita e de cima para baixo), o espaço entre as palavras, o uso de letras maiúsculas e minúsculas e dos sinais de pontuação.

- Fazer perguntas que auxiliam a compreensão do texto.

Gabarito

Orientar as pessoas.