Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
2º ano
Encontro de consoantes e dígrafos; quantidade de sílabas; escrita de nomes

Imprimir

Observe a ilustração e faça o que se pede.

a) Descubra os objetos cujos nomes apresentam duas consoantes seguidas e escreva esses nomes nas linhas.


Ilustração: Getty Images

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

 

b) Separe as palavras encontradas de acordo com o número de sílabas indicado.

2 sílabas

3 sílabas

4 sílabas

5 sílabas

 

 

 

 

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos identificam palavras que apresentam encontros de consoantes na mesma sílaba e organizam essas palavras de acordo com o número de sílabas.
Por trás da pergunta
Fazer uso da grafia convencional de palavras que apresentam sílabas cuja estrutura seja diferente de consoante e vogal, tais como as que contêm dígrafos e encontros consonantais.
O que fazer antes

É importante que as atividades em sala de aula possam oportunizar situações de leitura para que os alunos consigam identificar os diferentes encontros de consoantes nas palavras, ao realizar a separação de sílabas, por exemplo. Além disso, promova atividades em que os alunos consigam identificar que as palavras apresentam diferentes quantidades de sílabas, fazendo a separação de sílabas corretamente.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho por meio de atividades em grupos pequenos. Oriente os alunos a pesquisarem palavras em revistas ou jornais que apresentem diferentes quantidades de sílabas, bem como diferentes encontros de consoantes e dígrafos. Solicite que as recortem e colem numa folha, separando-as em 4 colunas, de acordo com a quantidade de sílabas. Depois, peça que os grupos troquem as tarefas entre eles e verifiquem se estão corretas. Faça a sua verificação final e  solicite que os alunos justifiquem as respostas.

Gabarito

a) Travesseiro, prateleira, caminhonete, chinelo, brinquedos, livros, blocos, colcha.

b) Sugestão de resposta

2 sílabas

3 sílabas

4 sílabas

5 sílabas

Livros

Chinelo

Travesseiro

Caminhonete

Blocos

Brinquedos

Prateleira

 

Colcha