Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
5º ano
Leitura e interpretação de gráficos

Uma doceria da cidade está planejando a produção de bombons para o próximo ano e para isso está consultando a tabela com a produção de 2016, que foi o ano de maior produção na história da doceria. Observe os dados.

Faça, inicialmente, uma leitura de todas as informações que esse gráfico traz e, em seguida, responda as questões abaixo.

a) Qual o número total de caixas de bombons vendidos no primeiro semestre de 2016?

b) Em qual o mês houve o maior número de vendas no semestre?

c) Qual foi o mês com o menor número de vendas no semestre?

d) Qual a diferença entre o número máximo e o número mínimo de vendas entre os meses?

Por que perguntar
Interpretar e utilizar dados contidos em gráficos para a resolução de situações-problema.
Por trás da pergunta
“Tratamento da Informação” engloba a leitura de gráficos e tabelas simples e de dupla entrada. É fundamental que os alunos desenvolvam habilidades de ler e interpretar diferentes textos em diferentes linguagens; analisar e interpretar informações, fatos e
O que fazer antes

Para desenvolver as habilidades relacionadas à análise de tabelas de coluna simples ou de dupla entrada, o professor deve levar a turma a encontrar informações que permitam responder a questões do tipo "quantos", "qual", "qual o menor" ou "qual o maior". Exercícios com gráficos ou tabelas precisam estar sempre presentes nas aulas de Matemática. Oportunize situações em que os alunos possam falar e indagar o que compreendem sobre os gráficos e as tabelas que estão presentes em jornais e revistas ou em materiais didáticos das várias disciplinas, como Ciências e Geografia. Ao planejar as aulas, é essencial considerar que os gráficos e tabelas oferecem diferentes graus de complexidade, ampliando os desafios cognitivos. Ofereça gráficos de barras (verticais ou horizontais), de linhas e em formato de pizza (três dos formatos mais usuais). Vale lembrar que atualmente são muito frequentes situações cotidianas em que é preciso interpretar gráficos e tabelas rapidamente para formar opinião ou dar sentido a uma dada realidade.

O que fazer depois

Inicie a correção da questão solicitando que os alunos identifiquem o título do gráfico. Depois, peça que eles leiam todos os dados contidos: os eixos de tempo e de quantidade, a quantidade de caixas vendidas a cada mês. Aproveite para sondar o que explicaria a venda muito elevada de bombons em março (os alunos devem levantar a hipótese da Páscoa), assim como as vendas elevadas em maio (Dias das Mães) e em junho (Dia dos namorados), mostrando como para esse negócio essas datas comemorativas são relevantes. Por fim, faça a correção de cada item da questão.

Gabarito

a) Foram vendidas 466 caixas.

b) No mês de março.

c) Em janeiro.

d) Uma diferença de 953 caixas (1320 – 367 = 953).