Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Energia

Muitas famílias gostam de celebrar os encontros de família em torno de uma churrasqueira, onde algum tipo de carne (ou outro alimento) é assado para ser comido.

Nas aulas de Ciências, você aprendeu como se dá as reações químicas que ocorrem enquanto se prepara um churrasco. Escreva um texto mostrando que você compreendeu esse processo.

Por que perguntar
Associar o cozimento de alimentos com fonte de calor que altera textura, colaração e sabor deles por meio de reações químicas.
Por trás da pergunta
Associar ocorrência de reações químicas e fenômenos cotidianos.
O que fazer antes

Possivelmente os alunos associem reações ou fenômenos químicos apenas àqueles eventos que ocorrem dentro de grandes e equipados laboratórios. As aulas de Ciências devem servir para desmistificar esse estereótipo, mostrando como em nosso dia a dia ocorrem inúmeras reações químicas, como a espuma do sabonete quando tomamos banho e no preparo de alimentos. Esclareça, por exemplo, que ao ao serem submetidos ao calor, seja dentro de panelas ou em uma churrasqueira, carnes e vegetais têm a textura, a coloração e sabor alterados (indícios das alterações químicas que sofreram), tornando-as mais macias e fáceis de serem digeridas. Explique que a queima do carvão na churrasqueira (ou do gás, no fogão), transforma a energia química dele em calor, e que é o calor que provoca a alteração na condição do alimento.

O que fazer depois

Se possível, convide uma nutricionista (eventualmente a que dá assistência à escola) para conversar com os alunos e esclarecer cuidados no cozimento de alimentos para que eles não percam suas propriedades. Por exemplo, é preferível cozinhar legumes e verduras usando apenas o vapor, e não os colocando dentro da água (sobretudo deixa-los ferver por muito tempo dentro dela), pois isso faz com que eles percam parte de seus nutrientes. Esses ensinamentos podem ser muito úteis para que eles, desde pequenos, aprendam a ter bons e saudáveis hábitos alimentares.

Gabarito

Os alunos em seu texto devem explicar que a queima (combustão) do carvão transforma sua energia química em calor que altera o estado das fibras da carne, tornando-as cozidas/assadas e, assim, mais apropriadas para o consumo humano.