Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
1º ano
Contagem

COMPLETE O QUADRO DE TAL FORMA QUE TODOS FIQUEM COM DEZ BRIGADEIROS.

QUANTOS BRIGADEIROS HÁ EM CADA QUADRO? ______

Por que perguntar
Formular hipóteses (possibilidades) para resolver um problema.
Por trás da pergunta
Reconhecer diferentes modos de se resolver uma situação-problema. Mesmo que a criança ainda não tenha chegado aos conceitos formais de adição e multiplicação, ela tem condições de compreender problemas reais (ainda que pareçam complexos), a partir da interpretação da situação e fazendo uso da criatividade para resolvê-lo.
O que fazer antes

O professor pode trabalhar a resolução de problemas desenvolvendo atividades com situações que façam parte do cotidiano da criança. Por exemplo: contar a quantidade de canetas e lápis de uso coletivo contido na caixa (ou outro recipiente) da classe, separá-los por cor e tipo, fazendo contagens e estabelecendo formas de registro dessas quantidades. Depois, escreva no quadro diversas quantidades de lápis ou canetas que elas devem agrupar (uma quantidade por vez). Observe como cada grupo resolve o problema e os auxilie a chegar ao resultado.

O que fazer depois

Faça a correção solicitando que um aluno explique como foi que ele chegou à resposta. Depois, peça que um segundo aluno diga qual foi o seu procedimento. Faça a comparação, se elas forem diferentes. Pergunte se haveria ainda outras possibilidades. Escreva no quadro o número 8 e pergunte. Se fosse esse o número que aparecesse no quadro, quantos brigadeiros deveriam ser desenhados? Seriam mais ou menos do que pedido na questão?

Gabarito

O Aluno precisa completar todos os quadros para que fiquem 10 brigadeiros em cada.