Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
3º ano
Corpo humano

A troca dos dentes é um dos sinais de que nosso corpo está se desenvolvendo.

a) Por que os dentes de leite caem?

b) Na mastigação, todos os dentes trituram os alimentos da mesma maneira? Explique.

c) Por que é muito importante cuidar bem dos dentes?

Por que perguntar
Explicar a troca dos dentes como uma decorrência do crescimento do corpo e preparação para a vida adulta.
Por trás da pergunta
Compreender que o corpo, ao longo de toda a vida, passa por mudanças e transformações, próprias da nossa espécie.
O que fazer antes

A troca dos dentes é um processo que os alunos conhecem por experiência própria. Avalie se é necessário que os alunos saibam nomear os tipos dos dentes ou se será suficiente que eles reconheçam que dispomos de dentes com funções específicas: os caninos mais pontiagudos, os incisivos cortantes, os molares com poder de triturar). Caso seja possível, apresente fotos em que os alunos possam observar as formas dos dentes e, a partir delas levantar as hipóteses sobre a função que desempenham. Esclareça que a arcada dentária foi crescendo desde o nascimento e que na fase da puberdade ela está começando a chegar à constituição e configuração que terá na vida adulta. Aproveite para comentar sobre bruxismo (atrito entre os dentes durante o sono) e como problemas do encaixe das arcadas dentárias superior e inferior podem resultar em problemas mais sérios do que apenas os de ordem estética. Por isso é tão importante a visita regular ao dentista.

O que fazer depois

Embora escovar os dentes pode ser um hábito das crianças, nem sempre elas sabem como são os procedimentos corretos da escovação. Explique os movimentos corretos da escovação e alerte sobre a importância de que a escovação seja feita sempre após as refeições, mesmo que se tenha escovado os dentes pouco tempo antes.

Gabarito

a) Porque os dentes permanentes estão crescendo e vão ocupar o lugar dos dentes de leite.

b) Não: os dentes molares esmagam e moem os alimentos, os caninos rasgam e os incisivos cortam os alimentos.

c) Porque eles são muito importantes para a nossa saúde e bem estar. São muito importantes durante a alimentação, proporcionando uma boa mastigação. Os dentes também têm um papel importante em nossa aparência.