Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Corpo humano

Tem gente que passa boa parte do ano com joelhos ralados, partes do corpo com algum roxo ou hematoma. Essas pessoas geralmente sofrem acidentes porque são pouco cuidadosas com seu próprio corpo.

a) O que se deve fazer, depois de raspar o cotovelo ou o joelho no chão?

b) Quais os cuidados quando o ferimento é acompanhado de edema (inchaço)?

c) Para que servem as radiografias?

Por que perguntar
Conhecer os procedimentos de primeiros socorros para certos acidentes.
Por trás da pergunta
Associar diferentes procedimentos de atendimento para acidentes de acordo com o tipo e gravidade deles.
O que fazer antes

Saber tomar as providências corretas diante de um acidente pessoal, como corte, ferimento, ou impacto (batida), tem grande importância na vida cotidiana. Proponha à turma que se produza um grande mural coletivo, em que os alunos, organizados em duplas ou trios, façam uma pesquisa para descobrir o que fazer diante de cada tipo de acidente: corte com objeto cortante (faca ou tesoura), ferimento provocado pelo manuseio de lata, esfolamento da pele por atrito (joelho ralado, por exemplo), choque elétrico, mordida de inseto, etc. Se for possível, convide um profissional de saúde (eventualmente um pai ou mãe) que possa vir conversar com os alunos e explicar as providências corretas para cada situação.

Um dos aspectos que devem ser mencionados são os exames (diagnósticos por imagem) que podem ajudar no diagnóstico mais preciso das consequências dos acidentes, como a radiografia (raio-x) e a tomografia, sendo essa tecnologia mais avançada, que também utiliza o raio-x, e que permite uma visualização tanto dos ossos como das partes moles (tecidos e órgãos).

O que fazer depois

Comente que, muitas vezes, depois de uma queda ou torção, sentimos uma dor muito aguda, mas achamos que “não foi nada”. Esclareça que é sempre bom certificar-se de que não houve lesão mais grave, pois a continuidade da movimentação pode agravá-la. Do mesmo modo, em caso de qualquer suspeita de fratura, é recomendável que a remoção da vítima até o hospital seja feita por pessoa que conheça os procedimentos, evitando que a situação se agrave ainda mais. Não sendo possível, que se procure imobilizar o membro atingido antes de qualquer outra providência.

Saliente que é sempre conveniente que, tomadas as providências dos primeiros socorros, certifique-se da necessidade ou não de se consultar um médico.

Gabarito

a) Lavar bem o ferimento com água e sabão, para desinfectar a área ferida. Consultar um adulto para verificar se é necessário tomar outras providências.

b) Aplicar gelo no local. Se o edema não diminuir, procurar um médico.

c) Para constatar a lesão óssea mais grave, como um osso quebrado.