Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
1º ano
Relacionar números a quantidades

LIGUE A REPRESENTAÇÃO DA QUANTIDADE DE VELINHAS EM CADA BOLO COM O NUMERO QUE CORRESPONDE A CADA IDADE.

3

4

1

5

2

AGORA DESENHE UM BOLO COM A QUANTIDADE DE VELINHAS CORRESPONDENTE A SUA IDADE E DEPOIS REPRESENTE COM NÚMERO A SUA IDADE.

RESERVAR ÁREA PARA O DESENHO DO ALUNO

Por que perguntar
Identificar quantidades e símbolos numéricos.
Por trás da pergunta
Identificar o símbolo matemático correspondente a cada quantidade.
O que fazer antes

Propor situações onde as crianças precisem registrar quantidades e desafiá-las a utilizar algarismos para representar essas quantidades. Por exemplo, registrar quantidades de pontos ganhos num jogo; brincar de amarelinha e ir dizendo em que casa do jogo cada um está; pular corda e ir cantando a quantidade pulada; contar os livros da biblioteca de classe e separá-los por tipo e em seguida anotar, com a ajuda da professora, as quantidades de cada tipo, etc.

O que fazer depois

Se observar que a maioria de seus alunos não conseguiu ligar as quantidades aos seus respectivos números, é importante continuar fazendo atividades que envolvam contagem de diferentes quantidades; utilizar jogos e registrar as quantidades obtidas; continuar com atividades que envolvam ler, escrever e comparar números entre outros.

Gabarito

a) 1, 2, 3, 4, 5.

b) Resposta pessoal. Certifique-se de que a quantidade de velas corresponde de fato à idade do aluno.