Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Leitura e interpretação de gráficos

Observe o gráfico e responda as questões:

a)
Qual o mês em que a produção foi maior?

b) Qual o mês em que se produziu a menor quantidade de medicamentos?

c) Quais os meses em se produziu a mesma quantidade de medicamentos?

d) Considerando que no 2º semestre se produza a mesma quantidade do 1º, quantas caixas de medicamento serão produzidas em 2017?

Por que perguntar
Interpretar e utilizar dados contidos em gráficos para a resolução de situações-problema.
Por trás da pergunta
É importante que os alunos desenvolvam habilidades de ler e interpretar diferentes textos em diferentes linguagens; analisar e interpretar informações, fatos e ideias; coletar e organizar dados que permitam a resolução de problemas, bem como selecionar e
O que fazer antes

Para desenvolver as habilidades relacionadas à análise de tabelas de coluna simples ou de dupla entrada, o professor deve levar a turma a encontrar informações que permitam responder a questões do tipo "quantos", "qual", "qual o menor" ou "qual o maior". Exercícios com gráficos ou tabelas precisam estar sempre presentes nas aulas de Matemática. Oportunize situações em que os alunos possam falar, indagar ou dizer o que compreendem sobre os gráficos e as tabelas que estão presentes em jornais e revistas ou em materiais didáticos das várias disciplinas, como Ciências e Geografia. Ao planejar as aulas, é essencial considerar que os gráficos, tabelas e as questões sobre eles ofereçam diferentes graus de complexidade, ampliando os desafios cognitivos. Ofereça gráficos de barras (verticais ou horizontais), de linhas e em formato de pizza (três dos formatos mais usuais). Vale lembrar que atualmente são muito frequentes situações cotidianas em que é preciso interpretar gráficos e tabelas rapidamente para formar opinião ou dar sentido a uma dada realidade.

O que fazer depois

Inicie a correção solicitando que os alunos identifiquem o título e, portanto, o assunto do gráfico. Depois, explore por meio de questões, as informações que se pode obter dele. Só então faça a correção dos itens.

Gabarito

a) Em março (70 caixas).

b) Em abril.

c) Em janeiro e junho.

d) Serão produzidas 520 caixas.