Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Poema; compreensão leitora

Leia o texto abaixo e responda às questões.

A CIGARRA E A FORMIGA

Tendo cantado todo o verão,
A cigarra desprovida se pegou.
Nada havia para sua alimentação
Quando o vento com força soprou.

Nem uma migalha para mastigar,
Nem uma mosca, nem verme, nem grão,
E a cigarra começou a tiritar,
Mais de fraqueza e fome que o frio.

Resolveu, então, procurar a formiga
Trabalhadora, esforçada, talvez bondosa.
Se fosse – quem sabe? – sua amiga
Haveria de dar-lhe um pouco de comida.

A formiga, porém, era pouco generosa
E perguntou-lhe, com antipatia:
“O que você fazia no verão,
Quando eu trabalhava noite e dia?”

“No verão, ah, no verão eu cantava
Alegrando os bichos, as plantas, o ar”!
“Cantava? Estimo em saber.
Pois, agora, é só dançar!”

DRUMMOND, Regina. Fábulas de La Fontaine. São Paulo: Paulus, 1996. p. 43

a)
Quem são os personagens da história?

b) Como o texto está organizado? Assinale as opções corretas.

(      ) Está escrito em prosa.                      (      ) Está escrito em versos.

(      ) Está distribuído em estrofes.             (      ) Está distribuído em parágrafos.

(      ) Tem diálogos com travessões.           (      ) Tem diálogos entre aspas.

(      ) Foi escrito por Regina Drummond.     (      ) Foi escrito por La Fontaine.

c)
De acordo com o texto, estabeleça a correspondência entre as palavras e seus respectivos significados.

I - Desprovida

II - Migalha

III - Verme

IV - Tiritar

V - Generosa

VI - Antipatia

(      ) Qualidade de quem tem bons sentimentos e gosta de ajudar os outros.

(      ) Larva de inseto.

(      ) Tremer de frio.

(      ) Pedacinhos de pão.

(      ) Aversão, rejeição.

(      ) Desprotegida, carente.

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem o gênero textual poema, sua caracterização e estrutura, além do significado das palavras, bem como, se localizam informações explícitas e implícitas no texto.
Por trás da pergunta
Reconhecer o gênero poema, identificando as principais estruturas de composição do poema e suas principais características. Além disso, é importante inferir o sentido de palavras ou expressões em um texto e localizar informações explícitas e implícitas.
O que fazer antes

O trabalho com poemas visa não somente a reflexão dos alunos sobre a dimensão sonora das palavras, como também oportunizar práticas de leitura e de produção de texto. Antes da leitura, converse com a turma sobre o título do poema e do autor; leia o poema em voz alta para que os alunos percebam a entonação adequada em cada verso; promova atividades em que os alunos tenham que perceber as palavras que rimam ou mesmo tenham que completar frases com rimas. Aproveite para estabelecer comparações entre as outras versões desse mesmo texto.

(Texto adaptado de: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: documento preliminar. Brasília: MEC, SEB, 2016.)

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, verifique o que precisa ser retomado em relação à compreensão de texto dos alunos: se as ideias estão bem ligadas, se o texto está adequado ao que foi proposto e se tem uma conclusão. Reforce a identificação do tema, da ideia principal e dos detalhes, bem como da estrutura e organização do poema.

Gabarito

a) A cigarra e a formiga.

b) Está escrito em versos.

Está distribuído em estrofes.

Tem diálogos entre aspas.

Foi escrito por Regina Drummond.

c) (V) Qualidade de quem tem bons sentimentos e gosta de ajudar os outros.

(III) Larva de inseto.

(IV) Tremer de frio.