Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
2º ano
Sistema monetário brasileiro

Bernardo pediu ao pai para trocar as moedas que tinha no cofrinho por notas. Observe as moedas que ele tinha.

a)
Se o pai deu ao Bernardo uma cédula, assinale a cédula que ele recebeu.

(     )

b) Seria possível trocar as moedas de Bernardo por outras notas?  Quais?

Por que perguntar
Resolver situação problema envolvendo adição de valores monetários em moedas e a conversão do resultado em cédula.
Por trás da pergunta
Compreender que no sistema monetário brasileiro há equivalências de valores envolvendo moedas e cédulas.
O que fazer antes

O professor precisa promover situações em que o aluno reconheça naturalmente os símbolos utilizados para representar cédulas e moedas, assim como conceitos de número decimal e sua relação com centavos, por exemplo. Brincadeiras lúdicas com cédulas sem valor comercial, podem ser úteis para que o aluno compreenda a função do número quando se trata do sistema monetário.

O que fazer depois

Um jogo em que se criam situações nas quais o aluno possa aplicar conhecimentos relativos ao uso de cédulas e moedas (do tipo Banco imobiliário), podem ajudar os alunos a compreenderem as representações de e as equivalências entre valores.

Gabarito

a) Nota de 10 reais.

b) Sim. O aluno poderia mencionar 2 notas de R$5,00 ou 5 notas de R$2,00.