Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
3º ano
Poema; compreensão leitora

Leia o texto abaixo e responda às questões.

CAIXINHA MÁGICA

Fabrico uma caixa mágica
para guardar o que não cabe
em nenhum lugar:
a minha sombra
em dias de muito sol,
o amarelo que sobra do girassol,
um suspiro de beija-flor,
invisíveis lágrimas de amor.
Fabrico a caixa com vento,
palavras e desequilíbrio,
e para fechá-la
com tudo o que leva dentro,
basta uma gota de tempo.
O que é que você quer
esconder na minha caixa?

MURRAY, Roseana. Fábrica de poesia. São Paulo: Scipione, 2008.
Disponível em: http://blogdaroseana.blogspot.com.br/2009/06/. Acesso em: 07 jul. 2017.

[…]

a) Qual é o título do texto?

___________________________________________________________

b) O que é guardado na caixinha mágica?

___________________________________________________________

c) Procure no texto palavras que rimam e escreva-as.

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem o gênero textual poema, sua estrutura e elementos constitutivos, como as rimas.
Por trás da pergunta
Reconhecer o gênero textual poema, localizando informações explícitas e identificando palavras que rimam.
O que fazer antes

É importante criar situações por meio das quais os alunos possam refletir sobre as formas orais e escritas das palavras, tendo em vista a consciência fonológica, que é uma condição necessária para a alfabetização. É importante promover atividades para desenvolver a capacidade dos alunos de comparar palavras quanto a semelhanças sonoras (de suas sílabas, rimas ou fonemas iniciais). Nesse sentido, o poema se presta especialmente para que os alunos possam refletir sobre a dimensão sonora das palavras, pois seu uso permite uma reflexão específica sobre as relações entre partes orais (o que pronunciamos) e as partes escritas do texto (as palavras, sílabas e letras). O trabalho com poemas visa não somente a reflexão dos alunos sobre a dimensão sonora das palavras, como também oportuniza práticas de leitura e de produção de texto. Antes da leitura, converse com a turma sobre o título do poema e do autor; leia o poema em voz alta para que os alunos percebam a entonação adequada em cada verso; promova atividades em que os alunos tenham que perceber as palavras que rimam ou mesmo tenham que completar frases com rimas.

(Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: documento preliminar. Brasília: MEC, SEB, 2016.)

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, em especial quanto às rimas das palavras, retome o trabalho, organizando cruzadinhas com palavras que rimam, oferecendo palavras com lacunas faltando as sílabas finais para que os alunos completem, realizando jogos em que os alunos possam brincar com as palavras e encontrar rimas, além de localizar as palavras que rimam no texto, fazendo a correspondência entre a escrita e a sonoridade das palavras.

Gabarito

a) Caixinha Mágica

b) A sombra em dias de muito sol, o amarelo que sobra do girassol, um suspiro de beija-flor, invisíveis lágrimas de amor.

c) Sugestão de resposta: sol/girassol; beija-flor/amor; vento/dentro/tempo.