Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
3º ano/ 4º ano
Água

Nas aulas de Ciências você aprendeu que em nosso dia a dia fazemos muitas misturas de substâncias, em vários casos utilizando água. E elas podem ser classificadas em dois tipos: misturas heterogêneas e misturas homogêneas.

a) Quando misturamos uma porção de terra com água, que tipo de mistura produzimos?

b) É possível fazer a reversão dessa mistura, voltando a separar os elementos? Justifique sua resposta.

c) O que caracteriza as misturas homogêneas?

d) Cite uma mistura homogênea que você vê cotidianamente.

Por que perguntar
Diferenciar misturas homogêneas de misturas heterogêneas.
Por trás da pergunta
Introduzir o conceito de mistura, básico no estudo de Química.
O que fazer antes

Os alunos não imaginam, mas já possuem diversas noções de Química decorrentes do seu cotidiano.  Uma dessas noções é a de mistura. Nesse momento, portanto, o estudo permitirá a  formalização do conceito de mistura, classificando-as em homogêneas (quando os componentes os substâncias se diluem completamente) e heterogêneas (quando eles não se dissolvem), no limite da visão humana. Como em muitos outros casos, a vivência de experimentos auxiliará muito os alunos a compreenderem a diferença entre os tipos, bem como a possibilidade de reversão delas em alguns casos, por meio da separação das misturas (usando peneiras, filtros, evaporação e decantação, por exemplo). Mesmo não havendo um laboratório na escola, promova o experimento em uma sala disponível ou mesmo no pátio da escola.

O que fazer depois

Faça a correção de cada um dos itens da questão, retomando os conceitos de mistura, filtragem, mistura homogênea e mistura heterogênea.

Gabarito

a) Uma mistura heterogênea.

b) Sim, por meio de processos de filtragem.

c) Os componentes da mistura (as substâncias) se diluem completamente.

d) Os alunos podem mencionar a mistura de um suco concentrado com água, leite com açúcar ou água com o sabonete, quando tomam banho.