Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Compreensão leitora; leitura de texto não verbal; produção de texto

OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR. O QUE ESTÁ ACONTECENDO? ESCREVA O QUE VOCÊ ACHA QUE O MENINO ESTÁ FAZENDO.

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos compreendem a ideia central a partir da leitura de um texto não verbal e, além disso, oportunizar situações de escrita, percebendo em que estágio os alunos se encontram na fase de alfabetização, verificando a compreensão d
Por trás da pergunta
Compreender a ideia central, bem como as informações explícitas, em textos não verbais.
O que fazer antes

Os textos não verbais podem ser bastante úteis como instrumentos de desenvolvimento da linguagem, de incremento do vocabulário e da interpretação de ideias, de acordo com Tetzchner e Martinsen (2002). As crianças que ainda não utilizam a linguagem escrita podem começar a ler ao reconhecer e ordenar imagens para comunicar ideias. Aquelas que apresentam dificuldades de reconhecimento de palavras, soletração ou compreensão, ou que, simplesmente, necessitam de motivação para escrever, podem ser estimuladas e auxiliadas por meio das imagens, dos símbolos e do som.

O que fazer depois

mpre que possível, promova atividades em que os alunos possam construir frases oralmente a partir de imagens ou, ainda, escreva as partes da frase em pedaços de papel separadamente para que os alunos possam organizá-las como se fosse um quebra-cabeça e relacioná-las a determinadas imagens.

Gabarito

Espera-se que os alunos escrevam sobre o que o menino está fazendo, quais são os brinquedos que ele tem, onde o menino se encontra, o que ele está vestindo ou usando na cabeça ou até as possíveis ideias que o menino possa ter ao brincar com os aviões.