Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Espaço e Forma

A professora Julia entregou uma folha contendo o seguinte quadro para seus alunos.

Vamos ajudá-los a preencher as informações que a professora Júlia solicitou.

FORMAS
GEOMÉTRICAS
Nome da forma
número de vértices
Número de lados
Por que perguntar
Identificar em figuras geométricas, vértices e lados.
Por trás da pergunta
Reconhecer os atributos das figuras geométricas planas triângulo, quadrado, círculo e retângulo.
O que fazer antes

Apresentar o conceito das características de cada figura plana, verificando se o aluno compreende os conceitos de forma, vértice e lados. Trabalhar atividades que possibilitem aos alunos criar objetos a partir de formas geométricas, compreendendo suas diferenças e semelhanças.

O que fazer depois

O professor pode criar atividades que possibilitem aos alunos identificar as figuras geométricas planas em imagens, malha quadriculada, obras de arte, para que os alunos percebam que informações matemáticas podem estar expostas em muitos lugares e situações.

Gabarito

Nome da forma: Triângulo – quadrado – círculo – retângulo