Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
4º ano/ 5º ano
Água

Uma parcela importante da população brasileira ainda não conta com rede de esgoto, o que representa um risco para sua saúde.  Para diminuir os riscos, em certos casos é possível construir uma fossa, onde o esgoto seja despejado.  Mas é preciso tomar vários cuidados.

a) O que é preciso observar antes de se construir uma fossa?

b) Qual a diferença entre a fossa seca (ou negra) e a fossa séptica?

Por que perguntar
Identificar os cuidados necessários na construção de uma fossa.
Por trás da pergunta
Compreender que o esgoto é uma fonte de contaminação da água, podendo afetar mananciais e lençóis freáticos.
O que fazer antes

É importante que os alunos saibam os cuidados necessários quando da abertura de uma fossa, na qual serão despejados dejetos, para que eles não contaminem o solo e possam atingir a água presente no subsolo. Com auxílio de ilustrações ou esquemas, esclareça o que é preciso fazer no caso da construção de fossas secas (também chamadas de fossas negras) e de fossas sépticas.

O que fazer depois

Se tiver condições, apresente para os alunos parte de uma reportagem em que se mostra uma fossa seca construída em uma fazenda e que é cuidada pelas crianças que moram e estudam nela. Acesse em http://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2017/06/fazenda-no-interior-de-sp-investe-na-producao-de-frutas-e-ovos-organicos.html

Gabarito

a) É preciso tomar cuidado para que o buraco onde os rejeitos serão despejado não fique próximo de um lençol de água subterrâneo, que acabará sendo contaminado.

b) Na fossa seca, os resíduos geralmente são jogados diretamente num buraco no solo. Já na fossa séptica, o esgoto recolhido em uma câmara onde os resíduos são degradados, causando menor risco de contaminação do entorno.