Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Seres vivos

Leia o texto a seguir.

O parasitismo ocorre quando a relação entre as espécies favorece uma delas e prejudica a outra, pois, a espécie "parasita" vive e se alimenta às custas da espécie "hospedeira". Entretanto, esta relação não deve causar grandes prejuízos, pois, caso o hospedeiro morra, significará a morte do parasita também.

Disponível em http://www.ib.usp.br/ecosteiros/textos_educ/costao/zonacao/bioticos.htm

O texto trata de uma das inúmeras relações que os seres vivos estabelecem na natureza.

a) O texto trata de fatores bióticos ou abióticos? Por quê?

b) Cite dois exemplos de fatores abióticos que interferem nos seres vivos.

Por que perguntar
Identificar fatores bióticos e abióticos que interferem nas relações entre os seres vivos em um determinado ambiente.
Por trás da pergunta
Compreender as relações entre os organismos e o ambiente.
O que fazer antes

Após o estudo de vários aspectos relacionados aos seres vivos, os alunos devem ser capazes a estabelecer relações entre eles e classificar se essas interações são de natureza biótica, ou seja, envolvendo diretamente seres vivos, ou abiótica, envolvendo outros elementos, como fatores climáticos, elementos físicos e químicos, condições do solo, da água e do ar.  Tome exemplos próximos dos alunos: por que árvores plantadas nas calçadas de grandes e movimentadas avenidas não se desenvolvem da mesma maneira daquelas que nascem em um bosque? Por que a população de uma espécie de peixe que era muito comum no rio que corta a cidade (ou próximo dela) está diminuindo ou desapareceu? Que fatores provocaram essas consequências?

Ser capaz de estabelecer relações, ainda que simples, indicará possivelmente que os alunos atingiram níveis cognitivos mais profundos, ampliando sua capacidade de interpretação e análise, operações que serão mais comuns nos próximos anos escolares. É importante verificar se os alunos conseguem expressar o entendimento dessas relações tanto oralmente como por meio de pequenos textos escritos.

O que fazer depois

Proponha que os alunos produzam pequenos textos a partir de situações apresentadas a eles por meio de textos jornalísticos, vídeos e fotos, situações essas que expressem relações entre os seres vivos e o ambiente.

Gabarito

a) Fatores bióticos (envolvendo relação direta entre os seres vivos).

b) Podem ser citados: fatores climáticos, presença de elementos químicos, condição da água, do solo e do ar.