Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
5º ano
Seres vivos

Imprimir

Você estuda Ciências há pelo menos 5 anos. Já pôde conhecer algumas das características dos seres vivos, e saber que eles podem ser classificados de diferentes maneiras. Nas últimas aulas, você começou a estudar um dos temas mais fascinantes: a evolução da vida em nosso planeta. Durante esse estudo, você deve ter compreendido que a evolução e extinção são processos relacionados e que o desaparecimento de uma espécie de ser vivo é um processo natural.

a) O que leva uma espécie desaparecer naturalmente?

b) Por que, atualmente, esse processo deixou de ser apenas natural?

Por que perguntar
Relacionar evolução e extinção e admiti-los como processos naturais.
Por trás da pergunta
Compreender que os impactos ambientais provocados pelos seres humanos interferem diretamente nos processos naturais, aumentando o risco e a velocidade do desaparecimento de espécies.
O que fazer antes

Possivelmente esse conteúdo está sendo visto como fechamento da programação desenvolvida ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. É um bom momento para se promover uma grande revisão, dando aos alunos uma noção de tudo o que estudaram, aprenderam, conheceram. Uma linha do tempo indicando os cinco anos escolares e os grandes temas estudados, preenchida com dados apresentados pelos próprios alunos pode dar a eles consciência do resultado do esforço que fizeram ao longo desse tempo para aprender (algo que não é muito habitual no cotidiano escolar), além de ajudá-los a “refrescar a memória”.

Mostre então, uma foto de um fóssil muito, muito antigo. Esse fóssil ajudará a recuperar uma noção já tratada em Geografia e também em Ciências de que nosso planeta tem uma história, muito, muito antiga também. Nessa história, a partir de um determinado momento (cerca de 3,8 bilhões de anos) começaram a surgir os primeiros seres vivos, dando início a um longuíssimo processo de evolução, do qual as espécies atuais é o resultado momentâneo, porque essa história continua. Explore a curiosidade dos alunos, que deve ser grande em relação ao tema. Se achar conveniente, apresente a eles um trecho de documentário que narre o processo evolutivo em uma linguagem própria para as crianças. Por fim, ressalte que durante todo esse tempo, evolução e extinção caminharam juntas, mas que as ações humanas nos últimos dois séculos têm causado consequências até então não verificadas, colocando um número muito maior de seres vivos em risco de extinção. Comente que só recentemente as pessoas em geral passaram a ver esse tema como um problema e se interessar por ele com preocupação.

O que fazer depois

Retome o tema da extinção, dando exemplos de processos de extinção naturais, como o caso dos dinossauros (o que deve ser muito atraente para os alunos). Depois, traga exemplos que sejam significativos para a turma (consulte professores de Ciências ou de Biologia da escolar, se for possível) de seres vivos em risco de extinção.

Gabarito

a) Em sua resposta os alunos devem mencionar três ideias: 1) interação entre seres vivos e ambiente; 2) quando esse se altera, aqueles passam por um processo de adaptação, adquirindo novas características, transmitidas a seus descendentes; e 3) os indivíduos que estiverem mais aptos para sobreviver e se reproduzir nesse ambiente dão prosseguimento à evolução natural das espécies.

b) Os seres humanos têm alterado muito rapidamente os ambientes e os seres vivos não conseguem adaptar-se às novas condições, resultando em um aumento dos animais extintos ou das espécies ameaçadas.