Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Seres vivos

Leia o texto a seguir.

Um estudo publicado nesta quinta-feira [em maio de 2016] na revista Science pretende pôr um ponto final na discussão sobre qual foi o evento que levou à extinção dos dinossauros. Há pelo menos 30 anos, a comunidade científica discute se a queda de um meteorito no México levou à grande extinção que aconteceu no final do período Cretáceo (período entre 145 e 65,5 milhões de anos atrás), há cerca de 66 milhões de anos [...]. Os novos dados obtidos pelos pesquisadores da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, são os mais precisos até agora e mostram que o meteorito atingiu a Terra há 66.038.000 anos, pouco antes da extinção. Segundo os cientistas, essa coincidência entre a data dos dois eventos mostra que eles, de fato, estão relacionados e que o impacto foi decisivo para a extinção em massa.

Disponível em: http://veja.abril.com.br/ciencia/estudo-confirma-que-meteorito-causou-extincao-dos-dinossauros/. Acesso em 1 jun 2017.

Agora responda:

a) Qual o assunto do texto?

b) Os cientistas costumam ter opiniões divergentes para explicar os fenômenos da natureza? Explique.

c) Atualmente, a extinção de espécies de seres vivos ocorre apenas em consequência de fatores naturais?

Por que perguntar
Associar a extinção dos dinossauros a fatores naturais/ambientais.
Por trás da pergunta
Reconhcer a extinção de espécies como um processo natural, decorrente muitas vezes de alterações ambientais.
O que fazer antes

Comece verificando se os alunos são capazes de mencionar animais que correm o risco de extinção, como as baleias azul e franca, a arara-azul e o peixe-boi. Eles possivelmente devem associar esse risco à fatores antrópicos, ou seja, causados pelos seres humanos. De fato, muitas espécies correm risco de desaparecer em razão disso, mas os alunos devem saber que nem toda extinção resulta de fatores humanos, uma vez que a extinção pode ter causas naturais. Ao longo de milhões de anos, fatores naturais, como aquecimento ou resfriamento do ambiente por exemplo, provocaram a extinção de espécies. O exemplo mais conhecido é o dos dinossauros, cuja extinção foi resultado de um dos episódios mais dramáticos vividos no planeta, provocado pela queda de um gigantesco meteorito.

Aproveite esse assunto para ressaltar mais uma vez o fato de que os cientistas frequentemente levantam hipóteses ou chegam a conclusões com as quais nem todos os outros concordam, gerando divergências, discussões e até mesmo polêmicas. Ressalte que é assim que o conhecimento científico avança, num processo sem fim. Ou seja, tudo o que sabemos hoje pode ser ampliado ou refutado (contestado) por novas pesquisas. Estimule-os, então, a pensar que pesquisa cada um gostaria de realizar se fosse um cientista. Que área científica gosta mais ou tem mais interesse. Ressalte que todos (inclusive as meninas) podem vir a cientistas no futuro, quebrando o estereótipo de que o mundo científico é restrito apenas a “gênios” ou seja exclusivo para os homens.

O que fazer depois

Corrija cada item da questão, chamando atenção mais uma vez para a importância da leitura cuidadosa para se extrair as ideias principais do texto. Reforce também a ideia de que a divergência entre os cientistas ajuda a ampliar os conhecimentos que temos sobre o mundo.

Gabarito

a) O texto trata do resultado de uma pesquisa sobre a extinção dos dinossauros.

b) Eles muitas vezes formulam hipóteses e realizam pesquisas que chegam a resultados diferentes. É assim que o conhecimento científico avança.

c) Não. A ação ou a presença humana tem sido a principal responsável pelo desaparecimento de espécies de seres vivos.