MARIA, CÉLIA E VERA VÃO PARA O SEU PRIMEIRO DIA DE AULA.
QUANTAS MENINAS LEMBRARAM DE LEVAR SUA MOCHILA?
A) 1
B) 2
C) 3
Matemática
1º ano
Contagem e Representação Numérica
MARIA, CÉLIA E VERA VÃO PARA O SEU PRIMEIRO DIA DE AULA.
QUANTAS MENINAS LEMBRARAM DE LEVAR SUA MOCHILA?
A) 1
B) 2
C) 3
Desde muito cedo a criança possui noção de quantidades, como quando divide balas com seus amigos ou observa outras situações em seu entorno. A escola pode ajudá-la a entender o conceito de quantidade por meio de atividades como contagem e representação numérica. É por meio de atividades envolvendo o SND que a criança vai compreender as regularidades presentes no nosso sistema de numeração e entender o conceito de número. Proponha atividades que envolvam noção de quantidade associadas à respectiva representação numérica. Por exemplo, ao separar a turma em grupos para uma brincadeira, o professor pode trabalhar contagem e representação numérica. Ao estabelecer que cada grupo deve ter 4 integrantes, a criança pode contar os integrantes do seu grupo para verificar se atende à ordem dada, representar a quantidade quatro, desenhar os amigos que compõem o seu grupo e colocar ao lado do desenho o número 4.
Caso a criança ainda não tenha se apropriado do conceito de contagem e representação numérica de números até 10, o professor pode criar uma brincadeira. Por exemplo: Desenhar círculos no pátio e inscrever no interior de cada um números de 1 a 10, ou de 1 a 5; pedir então para que as crianças formem grupos nos círculos compostos pelo número indicado. Atividades assim possibilitam a criança comparar quantidades, contar e observar os símbolos que representam cada número.
Questões em destaque