Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
1º ano
Contagem e Representação Numérica

Imprimir

MARIA, CÉLIA E VERA VÃO PARA O SEU PRIMEIRO DIA DE AULA.

QUANTAS MENINAS LEMBRARAM DE LEVAR SUA MOCHILA?

A) 1

B) 2

C) 3

Por que perguntar
Contar e identificar o número correspondente à quantidade.
Por trás da pergunta
Construção da noção de quantidade.
O que fazer antes

Desde muito cedo a criança possui noção de quantidades, como quando divide balas com seus amigos ou observa outras situações em seu entorno.  A escola pode ajudá-la a entender o conceito de quantidade por meio de atividades como contagem e representação numérica. É por meio de atividades envolvendo o SND que a criança vai compreender as regularidades presentes no nosso sistema de numeração e entender o conceito de número. Proponha atividades que envolvam noção de quantidade associadas à respectiva representação numérica. Por exemplo, ao separar a turma em grupos para uma brincadeira, o professor pode trabalhar contagem e representação numérica. Ao estabelecer que cada grupo deve ter 4 integrantes, a criança pode contar os integrantes do seu grupo para verificar se atende à ordem dada, representar a quantidade quatro, desenhar os amigos que compõem o seu grupo e colocar ao lado do desenho o número 4.

O que fazer depois

Caso a criança ainda não tenha se apropriado do conceito de contagem e representação numérica de números até 10, o professor pode criar uma brincadeira. Por exemplo: Desenhar círculos no pátio e inscrever no interior de cada um números de 1 a 10, ou de 1 a 5; pedir então para que as crianças formem grupos nos círculos compostos pelo número indicado. Atividades assim possibilitam a criança comparar quantidades, contar e observar os símbolos que representam cada número.

Gabarito

b) 2