Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Seres vivos

Quem nunca foi picado por uma pulga?

As pulgas têm um grande poder de reprodução (uma fêmea coloca entre 300 e 400 ovos de uma única vez) e são capazes de ficar muitos meses dentro da pupa, esperando o momento ideal para dela sair.

As pulgas se alimentam do sangue do seu hospedeiro.

As pulgas, apesar de serem muito pequenas, têm outra característica interessante: são capazes de pular a um metro de distância de onde estão, para alcançar um novo hospedeiro. Isso seria o equivalente a um ser humano dar um salto do tamanho de um campo de futebol!

Observe a ilustração a seguir, feita há mais de 300 anos, que reproduz em detalhes o corpo de uma pulga.

Fonte: ilustração de Robert Hooke. https://pt.wikipedia.org/wiki/Siphonaptera#/media/File:HookeFlea01.jpg

Complete o texto, selecionando as palavras corretas contidas no quadro.

Invertebrados / vertebrados

2 pares / 3 pares

Pulgas são insetos. Sendo assim, são animais _________________ e possuem _____________de pernas.

Pulgas são consideradas parasitas porque ______________________________________________________.

Por que perguntar
Identificar características dos insetos.
Por trás da pergunta
Reconhecer a pulga como exemplo de inseto.
O que fazer antes

Possivelmente os alunos conheçam (e convivam com) diversos insetos. Alguns podem ser considerados inofensivos no meio urbano, como o grilo ou o louva-deus, mas outras espécies, como baratas, pernilongos e formigas, podem representar problemas quando a população deles é muito grande. No meio rural os insetos desempenham papel importantíssimo, na polinização, mas vários deles também podem representar riscos para animais e plantas. Comente que os insetos é um grupo muito grande e variado de animais.

Pulgas geralmente vivem em meio urbano, mas hospedam-se tanto em mamíferos como em aves, podendo proliferar, portanto, também no meio rural. Esclareça o que caracteriza o parasitismo e por que pulgas são parasitas.

Faça um inventário dos insetos que as crianças conhecem e, a partir desses exemplos (que poderão ser observados com auxílio de uma lupa), explore as características deles, ressaltando o fato de todos serem invertebrados e possuírem 3 pares de pernas. Os alunos devem chegar a alguma conclusões acerca da presença não obrigatória de asas e antenas (lembrando que todos os insetos as têm, mas em alguns grupos elas são muito reduzidas, a ponto de não seres visíveis a olho nu).

O que fazer depois

Explique que a proliferação de insetos domésticos está diretamente associada à limpeza do ambiente. Pulgas, por exemplo, apreciam ambientes com pó. Chame atenção para cuidados que devem ser tomados tanto no interior da moradia como também nos quintais e jardins.

Gabarito

Resposta: invertebrado; 3 pares; vivem retirando nutrientes de outro ser vivo, em relação de dependência.