Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Parônimos

Leia o trecho da notícia abaixo e faça o que se pede.

06/04/2017

Tráfego aéreo de passageiros cresce 4,8% em fevereiro no mundo
Por João José Oliveira | Valor

SÃO PAULO - O tráfego aéreo de passageiros no mundo cresceu 4,8% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2016, informou hoje a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que representa as 260 maiores companhias de aviação no mundo. […]

Disponível em: http://www.valor.com.br/empresas/4929740/trafego-aereo-de-passageiros-cresce-48-em-fevereiro-no-mundo .  Acesso em: 07 abr. 2017.

Existem palavras que possuem muita semelhança na escrita e na pronúncia, mas apresentam sentidos muito diferentes. Preencha as frases abaixo com um dos termos entre parênteses.

a) No carnaval, houve um engarrafamento devido ao intenso _______________ de veículos. (tráfego – tráfico)

b) O __________________________ do Presidente da República é de quatro anos. (mandado - mandato)

c) Todos os ______________________ do avião já haviam sido ocupados. (acentos - assentos)

d) Após o ataque do míssil, o navio ___________________ e sumiu no mar. (emergiu - imergiu)

e) O capitão tem um péssimo ___________________________ de humor. (censo - senso)

f) Para impedir a corrente de ar, Luís ______________________ a porta. (cerrou - serrou)

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem os diferentes sentidos das palavras com escrita e pronúncia semelhantes.
Por trás da pergunta
Analisar o contexto em que a palavra ocorre e considerar seu sentido para decidir-se pelo emprego deste ou daquele grafema.
O que fazer antes

Palavras parônimas ou parônimos são termos que apresentam a escrita e a pronúncia de modo parecido mas têm significados diferentes. É importante incentivar a leitura e o uso do dicionário no dia a dia, além de proporcionar outros recursos, a fim de que os alunos percebam as semelhanças e as diferenças na fala, na escrita e reconheçam os diferentes sentidos das palavras.

Apresente vários exemplos em que essas palavras estejam sendo empregadas em situações diversas, sempre reforçando as características.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho por meio de atividades que apresentem situações diversas em que os parônimos estejam sendo utilizados para que possam ser analisados. Sempre que possível, proponha que os alunos pesquisem termos diferenciados e estabeleçam relações entre os parônimos e as situações de uso, tendo em vista a escrita, a pronúncia e o significado.

Gabarito

a) No carnaval, houve um engarrafamento devido ao intenso tráfego de veículos.

b) O mandato do Presidente da República é de quatro anos.

c) Todos os assentos do avião já haviam sido ocupados.

d) Após o ataque do míssil, o navio imergiu e sumiu no mar.

e) O capitão tem um péssimo senso de humor.

f) Para impedir a corrente de ar, Luís cerrou a porta.