Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
3º ano
Seres vivos

Observe com atenção o quadro e identifique os grupos de animais correspondentes.

Grupo de animais

Têm coluna vertebral

Têm escamas

Respiram dentro d’água

Têm nadadeiras

Por que perguntar
Identificar o grupo (classe) animal segundo algumas de suas características.
Por trás da pergunta
Operação reversa: a partir das características, identificar o grupo (classe) animal.
O que fazer antes

Nas apresentações das classes animas, o mais comum é apresenta-las por meio de exemplos, seguidas das suas características principais. Um indicador de que os alunos foram além da simples retenção da informação é solicitar o pensamento reverso, ou seja, apresentadas as características, solicitar que eles identifiquem o grupo/classe a que se refere.

O que fazer depois

Proponha que os alunos montem um jogo de dominó com animais, associando cada classe a uma cor. Peça que eles desenhem as peças em uma folha de caderno ou papel e, em duplas, discutam se as combinações para o “encaixe” das peças procedem. Supervisione essa validação. Depois, oriente-os a montar a versão final do jogo usando como suporte papelão de caixas (sucata).

Gabarito

Grupo de animais