Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
4º ano
Seres vivos

Imprimir

Vilma foi, pela primeira vez, a um sítio e se encantou com os animais que lá encontrou. Ela gostou especialmente das galinhas e dos pintinhos. Ela observou que aqueles que viviam no sítio ciscavam o chão e comiam vegetais, na forma de farelos e grãos, e pequenas minhocas.

a) Como são classificados os animais que têm esse tipo de alimentação?

b) Se as galinhas se alimentassem apenas de vegetais (plantas), como seriam classificadas?

Por que perguntar
Classificar animais segundo sua alimentação; Identificar diferentes formas de os animais obterem energia.
Por trás da pergunta
Reconhecer que todos os seres vivos são consumidores de energia, que é obtida por meio da alimentação.
O que fazer antes

Tendo conhecido as características básicas das plantas e dos animais, os alunos poderão aprofundar o entendimento de como os animais mantém-se vivos. Eles já estudaram a importância da alimentação para a sobrevivência humana e, por analogia, poderão também começar a refletir sobre a alimentação dos demais animais. Aproveitando animais conhecidos das crianças, pergunte quem sabe o que eles comem. Leve-os a identificar, então, que há animais que comem apenas plantas (vegetais), outros apenas outros animais e um terceiro grupo come plantas e animais. Esclareça que os cientistas deram um nome para cada um desses tipos de alimentação: herbívoros, carnívoros e onívoros. Pergunte então: como podermos classificar os seres humanos segundo essa classificação? (como onívoros). Explique então que é também por meio da alimentação que os animais obtêm a energia de que necessitam.

O que fazer depois

Peça que os alunos deem exemplos de animais onívoros, carnívoros e herbívoros.

Gabarito

a) São classificados de onívoros.

b) Elas seriam classificadas como herbívoros.