Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Funções do número

Leia as informações abaixo e responda às questões.

A Torre Eiffel, que fica em Paris, França, tem 300 metros de altura. Se calculada a extensão da antena, tem um total de 320,75 metros. A Torre pesa 7 mil toneladas, composta por 15 mil peças de aço. Para se chegar ao topo, pode-se usar o elevador ou subir 1652 degraus. Ela foi inaugurada em 1889 para comemorar o centenário da Revolução Francesa.

Foto: Getty Images

a) Em visita à Torre Eiffel em 2017, Fernanda resolveu calcular quantos anos já haviam se passado desde a sua inauguração. A que resultado ela chegou?

b) Quantos metros a mais a torre ganha em altura quando se considera a extensão da antena?

c) No texto, os números aparecem para indicar várias medidas e quantidades. Cite duas medidas e duas quantidades que aparecem no texto.

Por que perguntar
Compreender que os números, num texto, podem representar diferentes usos e funções.
Por trás da pergunta
Encontrar informações numéricas num texto e indicar a função de cada uma delas.
O que fazer antes

Os alunos devem ser capazes de perceber que os números assumem diferentes funções e que essas funções aparecem frequentemente na vida de cada um deles. É importante que tenham a oportunidade de encontrar informações numéricas em textos diversos e discutir a função de cada um deles.

O que fazer depois

Peça que alunos respondam cada item da questão, explicando como chegaram aos resultados. Propor uma discussão coletiva comparando as diferentes funções dadas a cada informação numérica, refletindo sobre as diferentes funções que o número ocupa no texto.

Gabarito

a) 2017 – 1889 = 128 anos

b) Ganha quase 21 metros a mais (20,75 m).

c) Medidas: 30 metros de altura, 7 mil toneladas, ano de 1889.
    Quantidades: 15 mil peças; 1652 degraus.