LIGUE A FIGURA GEOMÉTRICA PLANA AO OBJETO COM O QUAL ELA SE PARECE:
![]() | ![]() | |
![]() | ![]() | |
![]() | ![]() | |
![]() | ![]() |
Matemática
1º ano
Figuras planas e objetos do cotidiano
LIGUE A FIGURA GEOMÉTRICA PLANA AO OBJETO COM O QUAL ELA SE PARECE:
![]() | ![]() | |
![]() | ![]() | |
![]() | ![]() | |
![]() | ![]() |
Segundo os Parâmetros Curriculares de Matemática, “os objetos que povoam o espaço são a fonte principal do trabalho de exploração das formas”. A criança deve ser incentivada a reconhecer formas e características de objetos que fazem parte do seu cotidiano”.
Os objetos comuns do cotidiano das crianças possuem formas específicas que podem ser associadas às formas geométricas planas e não planas; comparar essas representações possibilita à criança dar atenção às linhas (curvas ou retas) e às formas, ampliando sua capacidade de observação.
Caso a criança tenha dificuldade em relacionar as imagens de figuras geométricas planas e imagens de objetos que lembram estas representações, o professor pode propor atividades externas, passeando com as crianças pela escola, de modo a instiga-las a identificarem formas geométricas presentes nos objetos: o formato retangular de uma janela, da sala de aula ou da porta, o círculo no relógio e no vitrô, etc. Depois elas podem desenhar os objetos que identificaram e a forma geométrica com a qual ele se parece.
Questões em destaque