LIGUE A FIGURA GEOMÉTRICA PLANA AO OBJETO COM O QUAL ELA SE PARECE:
- Por que perguntar
- Identificar formas geométricas em objetos do cotidiano.
- Por trás da pergunta
- Reconhecer que as formas geométricas estão presentes em nosso cotidiano das mais variadas maneiras.
- O que fazer antes
-
Segundo os Parâmetros Curriculares de Matemática, “os objetos que povoam o espaço são a fonte principal do trabalho de exploração das formas”. A criança deve ser incentivada a reconhecer formas e características de objetos que fazem parte do seu cotidiano”.
Os objetos comuns do cotidiano das crianças possuem formas específicas que podem ser associadas às formas geométricas planas e não planas; comparar essas representações possibilita à criança dar atenção às linhas (curvas ou retas) e às formas, ampliando sua capacidade de observação.
- O que fazer depois
-
Caso a criança tenha dificuldade em relacionar as imagens de figuras geométricas planas e imagens de objetos que lembram estas representações, o professor pode propor atividades externas, passeando com as crianças pela escola, de modo a instiga-las a identificarem formas geométricas presentes nos objetos: o formato retangular de uma janela, da sala de aula ou da porta, o círculo no relógio e no vitrô, etc. Depois elas podem desenhar os objetos que identificaram e a forma geométrica com a qual ele se parece.