Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
1º ano
Figuras planas e objetos do cotidiano

Imprimir

LIGUE A FIGURA GEOMÉTRICA PLANA AO OBJETO COM O QUAL ELA SE PARECE:

Por que perguntar
Identificar formas geométricas em objetos do cotidiano.
Por trás da pergunta
Reconhecer que as formas geométricas estão presentes em nosso cotidiano das mais variadas maneiras.
O que fazer antes

Segundo os Parâmetros Curriculares de Matemática, “os objetos que povoam o espaço são a fonte principal do trabalho de exploração das formas”. A criança deve ser incentivada a reconhecer formas e características de objetos que fazem parte do seu cotidiano”.

Os objetos comuns do cotidiano das crianças possuem formas específicas que podem ser associadas às formas geométricas planas e não planas; comparar essas representações possibilita à criança dar atenção às linhas (curvas ou retas) e às formas, ampliando sua capacidade de observação.

O que fazer depois

Caso a criança tenha dificuldade em relacionar as imagens de figuras geométricas planas e imagens de objetos que lembram estas representações, o professor pode propor atividades externas, passeando com as crianças pela escola, de modo a instiga-las a identificarem formas geométricas presentes nos objetos: o formato retangular de uma janela, da sala de aula ou da porta, o círculo no relógio e no vitrô, etc. Depois elas podem desenhar os objetos que identificaram e a forma geométrica com a qual ele se parece.

Gabarito

Retângulo – Caminhão

Círculo – Bola

Quadrado – Selo

Triângulo – Barco