Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
3º ano
Probabilidade

Verônica está participando do concurso literário em sua escola. Em uma primeira fase, foram escolhidos um aluno de cada série escolar, do 3º ano ao 9º ano. Desses 7 concorrentes, foram selecionados os 3 finalistas, e Verônica é um deles.

O 1º colocado vai ganhar um cheque-livros no valor de R$300,00 e o 2º colocado um cheque-livros no valor de R$150,00.

Considerando que os três finalistas têm igualdade de chances, há mais chances de Verônica ganhar algum prêmio ou não ganhar prêmio algum? Por quê?

Por que perguntar
Identificar, em eventos familiares aleatórios, resultados possíveis, estimando maior chance de ocorrência.
Por trás da pergunta
Estimar probabilidades em situações cotidianas.
O que fazer antes

Os alunos, em seu cotidiano, vivenciam muitas situações em que fazem estimativas, ainda que por aproximação.  Em um jogo de cara ou coroa, as chances de vencer são as mesmas de perder; se o professor pede para um aluno vir ao quadro para responder uma questão, ele tem uma oportunidade x o número de colegas com quem concorre. Explore situações simples como: quantas chances há de sair o número 6 ao se lançar um dado? As chances de cair o número 1 ou 5 é maior ou menor?  E se eu apostar que vai cair um número par, minhas chances são maiores ou menores do quem apostar que vai cair um número ímpar? Mas se eu estiver concorrendo com qualquer número par e meus concorrentes só tiverem um número, quem tem mais chances de ganhar? Em um jogo de futubol, quantos resultados são possíveis para um time(não em termos de placar ou número de gols)? Três: vitória, derrota ou empate.  Mas as chances do time que venceu as últimas 10 rodadas parecem, na prática, maiores. Apresente, então, situações-problemas em que os alunos tenham que identificar os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrerem.

O que fazer depois

Faça uma representação gráfica dos resultados possíveis do concurso:

Verônica ganhar o 1º prêmio

Verônica ganhar o 2º prêmio

Verônica ficar em 3º lugar e não ganhar prêmio algum.

De 3 possibilidades, em duas ela levaria algum prêmio.

Gabarito

Os alunos devem concluir em sua resposta que ela tem mais chances de ganhar algum prêmio, pois de 3 possibilidades, 2 são com premiação.