Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Língua Portuguesa
1º ano
Segmentação de palavras; espaços em branco na frase

Imprimir

MARQUE A OPÇÃO QUE APRESENTA A FRASE ESCRITA DA FORMA APROPRIADA.

(    ) GOSTO DEESTUDAR.     

(    ) GOSTODEESTUDAR.

(    ) GOSTODE ESTUDAR.

(    ) GOSTO DE ESTUDAR.

Baixe essa questão em .DOC
Questões elaboradas por Questão Demais
Questão anterior Próxima questão
Compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Whatsapp
Salvar
Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos compreendem a função dos espaços em branco na frase.
Por trás da pergunta
Compreender a função dos espaços em branco na escrita de frases.
  • O que fazer antes
  • O que fazer depois
  • Gabarito
O que fazer antes

É importante que o aluno perceba a delimitação das palavras por espaços em branco na frase e compreenda que há uma diferença entre as relações que se estabelecem no modo de falar e no modo de escrever. O domínio das convenções ortográficas só se consolida depois de muito contato das crianças com textos escritos. Para auxiliar esse trabalho, sugere-se ler em voz alta para os alunos, apontando cada palavra lida e os sinais de pontuação no final das frases. Além disso, ao fazer a leitura oral em sala de aula, solicite que os próprios alunos identifiquem os diferentes marcadores de espaço entre as palavras, pontuação, parágrafos, etc.

(Texto adaptado de: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/fasciculo_port.pdf. Acesso em 30 maio 2017).

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, dê continuidade ao trabalho com a exploração dos marcadores de espaço no processo de leitura, o que permitirá aos alunos a descoberta das diferenças entre a segmentação da fala e a da escrita. Isso será útil para o domínio da ortografia, da pontuação e da paragrafação, em momentos posteriores ao aprendizado da escrita.

Gabarito

Gosto de estudar.

Questões em destaque

Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann