Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
4º ano
Água

Leia o texto a seguir.

O planeta já enfrenta uma crise de abastecimento de água, apesar de isso não significar que o líquido esteja diminuindo. A água que circula por mares, rios e lagos, que está guardada nos depósitos subterrâneos e nas calotas polares, como gelo, ou que circula em forma de umidade pela atmosfera, tem um volume quase constante, que demora milhões de anos para ser alterado. Essa quantidade quase não se altera  pois a água está em eterno processo de reciclagem natural: evapora, desaba como chuva, escorre para o fundo da terra e retorna para a superfície, de onde volta a evaporar, no chamado ciclo da água. Por isso, a água é um recurso renovável.

Disponível em http://www.rumosgeograficos.com/2014/03/agua-uma-questao-para-o-mundo-todo.html . Acesso em 1o jun 2017.

a) No texto, trata-se de um assunto que foi estudado nas aulas de Ciências. Que assunto é esse?

b) Por que a água é considerada um recurso renovável?

Por que perguntar
Justificar porque a água é um recurso natural renovável.
Por trás da pergunta
Diferenciar recursos naturais renováveis dos não renováveis.
O que fazer antes

Um conceito bastante importante na atualidade, e que os alunos, apesar da pouca idade, precisam entender e empregar em seu cotidiano é o de sustentabilidade, ou seja, fazer uso consciente dos recursos naturais de modo que eles possam se reproduzir ou ser reciclados para podermos continuar dispondo deles. Para os alunos compreenderem que a água é um recurso renovável retome um conhecimento prévio que eles têm, pois tratado em séries anteriores, do ciclo da água. Formalize, então, a ideia que cotidianamente a natureza reproduz um processo que renova a disponibilidade de água para os usos humanos, o que a faz ser considerada um recurso renovável, mas que só será inesgotável se o uso for feito de maneira que esse processo natural de renovação não seja comprometido. Secas e contaminações de reservatórios poderão representar um sério risco de diminuição da água disponível para consumo humano.

O que fazer depois

Amplie o assunto, introduzindo a noção de recurso não renovável, ou seja, um recurso que se esgota quando usado. É o caso do petróleo e dos minérios. Reforce a noção de que não basta haver água, ela precisa estar própria para o consumo humano.

Gabarito

a) O ciclo da água.

b) Porque, em razão do ciclo da água ser um processo constante, o volume de água no planeta é praticamente o mesmo, apesar dos diversos usos que se faz dela.