Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
5º ano
Energia

Leia o texto a seguir

O sol nasceu pra todos

O Brasil é um país tropical. Esse fato, que já foi descrito e cantado por diversos intérpretes, chama a atenção para uma realidade bem menos cantada, mas de igual importância: o enorme potencial de energia solar do país.

Esse potencial se tornou ainda mais relevante quando, em 2012, a Resolução 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) passou a permitir que todo cidadão use seu telhado para gerar sua própria eletricidade e receber descontos em sua conta de luz.

Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Clima-e-Energia/energia-solar/

Nas aulas de Ciências, você pôde aprender um pouco sobre a energia solar. Sobre o assunto, leia agora as seguintes afirmações.

1. Tanto a energia solar como a energia eólica são exemplos de energias renováveis.

2. A energia elétrica produzida por usinas hidrelétricas são sempre a fonte mais barata de energia para a população.

3. A energia solar tem, entre outras vantagens, o fato de não causar grandes impactos ambientais, como os causados pelas grandes usinas hidrelétricas.

São verdadeiras

a) Apenas a afirmação I.

b) Apenas a afirmação II.

c) Apenas a afirmação III.

d) Apenas as afirmações I e II.

e) Apenas as afirmações I e III.

Por que perguntar
Identificar características de diferentes fontes de energia atuais.
Por trás da pergunta
Associar eficiência energética e acessibilidade econômica (preço baixo) como fatores importantes no estabelecimento de fontes de energia para a população.
O que fazer antes

Há milhares de anos os seres humanos procuram fontes de energia para auxiliar nas tarefas do cotidiano. Se inicialmente as forças que dispunha eram as do seu próprio corpo e, depois a de animais, observado a natureza os seres humanos foram percebendo a possibilidade de utilizar a força do vento, da água e, mais recentemente, o próprio Sol como fonte de energia. Explique então como usinas hidrelétricas, eólicas e solares podem gerar energia elétrica. Por meio de vídeos ou, ainda melhor, de pequenos experimentos, faça com que os alunos reconheçam como esses elementos da natureza são fontes de energia. O tema pode ser ampliado com a apresentação de inventos interessantes e curiosos, como garrafas pet com água, instaladas em telhados, que iluminam pequenos ambientes, produção de painéis solares reutilizando caixas de tetra pak, entre outros (que podem ser encontrados em pesquisas pela internet), que buscam fontes alternativas de produção de energia ou de economia de energia elétrica. Comente que essas fontes de energia ditas alternativas podem representar acesso a energia a preços muito baixos. Dentre as fontes regulares, a energia gerada por hidrelétricas são geralmente as que têm custo/preço mais baixo, se comparada com a gerada por termoelétricas, por exemplo. Mas atualmente existem fontes geradoras de energia que se mostram economicamente mais atraentes, especialmente no caso de geração de energia para consumo doméstico.

O que fazer depois

Converse com os alunos acerca de um dos grandes desafios contemporâneos: ampliar a produção de energia, mas conter ao máximo os danos ambientais que muitas vezes essa produção acarreta. Informe os alunos que, apesar de apresentar vantagens, a energia solar e a eólica apresentam também algumas desvantagens e são tema de muitas pesquisas.

Gabarito

Resposta correta: e