Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Noção de massa

VOCÊ E SEUS COLEGAS CONSTRUÍRAM, DURANTE AS AULAS, MÓBILES USANDO CABIDES E CARTÕES DE PAPELÃO DE DIFERENTES FORMAS E TAMANHOS. FOI UMA ATIVIDADE DIVERTIDA, MAS QUE APRESENTOU ALGUMA DIFICULDADE, NÃO É MESMO?

ESCREVA QUAL FOI A MAIOR DIFICULDADE QUE VOCÊ E SEU GRUPO ENCONTRARAM AO EXECUTAR ESSA ATIVIDADE.

Por que perguntar
Compreender que todo objeto possui uma massa.
Por trás da pergunta
Compreender que o equilíbrio entre objetos dispostos em um móbile exige equivalência de massas. Expressar por meio de palavras a compreensão desse princípio (metacognição).
O que fazer antes

Uma maneira de introduzir a noção de massa é promover com a turma a montagem de móbiles utilizando cabides e objetos diversos. A maneira mais fácil de executar a atividade é por meio da produção de figuras geométricas de diferentes formas, tamanhos e cores (se possível, fazendo uso de papelões de diferentes gramaturas, para que possa haver maior variação na massa de cada um). Comece solicitando que cada aluno traga de casa um cabide de plástico (de preferência o mais leve possível, como os de lavanderia). Forneça (ou peça também aos alunos que tragam) papelões diversos de sacolas, embalagens e caixas, que servirão para a produção das formas geométricas. Cada peça do móbile será constituída de duas formas geométricas idênticas, com dois pedaços de barbante colados entre os papelões, por meio dos quais a peça será amarrada ao cabide. Forneça os barbantes previamente cortados, com cerca de 5 cm cada um. Os alunos, reunidos em trios ou quartetos, deverão construí o seu móbile, usando pelo menos 2 cabides. Deixe os alunos testarem suas hipóteses acerca de como distribuir as peças de papelão, de modo que o móbile tenha equilíbrio. Se possível, faça fotos com o celular, registrando todo o processo de construção coletiva, de modo que em um segundo momento seja possível apresentar a fotos (em um PPT) e promover uma discussão com a turma sobre modos de superar as dificuldades encontradas. Convide alunos de outras séries para visitar os móbiles produzidos pela turma.

O que fazer depois

A resposta exigirá que os alunos produzam um breve texto, o que revelará não apenas a compreensão de todo o processo de aprendizagem envolvido na construção do móbile, como o próprio nível de alfabetização e letramento do aluno.

Apresente para os alunos as obras de arte do artista norte-americano Alexander Calder, conhecido pelas suas esculturas empregando formas em diferentes disposições e equilíbrios. Para mais informações, visite http://www.calder.org/ .

Gabarito

Resposta individual, na qual cada aluno deverá relatar os erros cometidos na montagem do móbile até que encontrassem equivalência entre as massas das formas geométricas dispostas nos cabides.