Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Ciências
Água

Água e saúde formam um dupla muito importante.  Um bom exemplo é o combate de doenças cujos agentes transmissores se reproduzem em água.  Em outros casos, é a presença de esgoto a céu aberto, sem tratamento, que pode representar grande risco à saúde.

a) Cite duas doenças cujos agentes transmissores se reproduzem em água limpa e parada.

b) Que riscos para a saúde pode representar o esgoto a céu aberto?

Por que perguntar
Associar a água à transmissão de certas doenças.
Por trás da pergunta
Compreender a importância dos cuidados com águas paradas (limpa ou de esgoto).
O que fazer antes

Geralmente ressalta-se muito a importância da água como recurso imprescindível para os seres vivos, mas é importante também ressaltar que ela pode, quando não devidamente cuidada, representar um meio de proliferação de doenças. Explique a associação da água limpa à proliferação de mosquitos e outros agentes transmissores de doenças (Aedes aegypti é o caso mais patente atualmente) e também a água presente nos esgotos, transmissora de uma série de bactérias, responsáveis por inúmeros casos de diarreias que não raro podem levar crianças à morte. O tema deve merecer especial atenção se esses problemas estiverem presentes na comunidade escolar, onde a conscientização tem efeitos práticos ainda mais contundentes e a escola tem grande responsabilidade na mudanç

Para ir além: http://www.tratabrasil.org.br/esgoto-a-ceu-aberto-inimigo-invisivel-correio-do-povo

O que fazer depois

Caso na comunidade local não haja saneamento básico, com a coleta e tratamento do esgoto, desenvolva com a turma um trabalho de conscientização sobre a necessidade de se tomar uma série de cuidados e providências para que esse esgoto não seja meio de proliferação de doenças. O mesmo pode ser feito, se no entorno da escola houver muitos locais com água limpa parada servindo de criadouro de mosquitos (onde as larvas se desenvolvem).

Gabarito

a) Entre várias, os alunos podem mencionar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue, a zika e a chikungunya. Os alunos podem mencionar também a febre amarela (provada por um vírus transmitido também pelo Aedes aegypti) e a malária (doença provocada por um protozoário – o Plasmodium – transmitido pelo mosquito Anopheles.

b) Vírus e bactérias presentes no esgoto podem favorecer a proliferação de várias doenças como cólera, diarreias e esquistossomose. O esgoto pode ainda representar o risco de contaminação por substâncias tóxicas.