Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Matemática
3º ano
Números pares e ímpares

Uma empresa fez um sorteio para premiar 6 funcionários. Os números sorteados foram os seguintes.

45     324     123     33     87     102

Agora, responda:

a) Entre os números sorteados, quais são pares?

b) E quais são ímpares?

c) Foram sorteados mais números pares ou ímpares?

Por que perguntar
Identificar e quantificar números pares e ímpares em uma sequência de dezena e centena.
Por trás da pergunta
Ser capaz de identificar números pares e ímpares.
O que fazer antes

Os alunos já estão bastante habituados a fazer agrupamentos. Lance a seguinte situação problema: “Na escola de Olivia as crianças do 3º ano participarão da Festa Junina dançando quadrilha. Ao todo são 34 meninos e 31 meninas. Quantos pares poderão ser formados? Há crianças que ficarão sem pares? Quantas? Meninos ou meninas? Após, promover uma discussão sobre como fizeram para saber quantos pares foram formados.

Verificar, então, se há alunos que já sabem o que são números pares e impares. Convocar então um aluno para jogar par ou ímpar com o professor, orientando que ele, ao final da expressão “par ou ímpar” mostre quantos dedos quiser de uma das mãos. Isso deve ser feito na frente de toda a turma, a quem se pergunta: o resultado foi x. Esse número é par ou ímpar? Favoreça a discussão entre os alunos, até que eles cheguem a um consenso. Faça novas rodadas do jogo até que eles identifiquem rapidamente o número como par ou ímpar. Depois, faça que os aluno, organizados em dupla, continuem jogando.
Lançar então outra pergunta: “os números ímpares ou pares só vão até 10? O número 20 é par ou ímpar?” Ofereça outros números para os alunos classificarem. Peça então que os próprios alunos formulem uma definição para números pares e ímpares.
Retome então a situação inicial, dos pares da quadrilha: 65 é um número para ou ímpar? Por que, então, houve sobra na formação das duplas? Certifique-se de que todos os alunos compreenderam o que são números ímpares e pares e formalizem o entendimento que não importa a grandeza do número, o que determina se ele é impar ou par é o algarismo da unidade.

O que fazer depois

Se as respostas mostrarem que os alunos ainda não consolidaram a noção de para ou ímpar, proponha jogos envolvendo esses números. Por exemplo, confeccione dois cubos grandes de E.V.A, e inscreva em cada lado números diversos, entre pares e ímpares. Coloque a turma em um grande círculo e, antes de lançar um dos dados, lance a questão: quem acha que cairá um número par? Quem acha que será um número ímpar. Após o arremesso, peça que um aluno identifique-o como par ou ímpar. Depois, lance os dois dados ao mesmo tempo, solicitando a mesma identificação individualmente e, em seguida, a adição e a subtração do maior pelo menor (exigindo o cálculo mental). Desenvolva outras estratégias que favoreçam o mesmo tipo de raciocínio.

Gabarito

a) Os números pares sorteados foram 324 – 102.

b) Os números ímpares sorteados foram 45 – 123 – 33 – 87.

c) Foram sorteados mais números impares.