Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Formação de novas palavras; troca ou substituição de sílabas

Vamos formar novas palavras? Leia a palavra em destaque e faça o que se pede.

BONECO

a) Troque a sílaba BO pela sílaba CA. Que palavra aparece?

b)
Agora, no lugar da sílaba CO, coloque a sílaba TA. O que surge?

c) Em seguida, substitua a sílaba NE pela sílaba RE. Qual palavra é formada?

d)
Por fim, troque a sílaba CA pela sílaba TA, retire a última sílaba e coloque a sílaba FA. O que aparece?

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos conseguem perceber que, mediante a troca de letras ou sílabas, novas palavras podem ser formadas.
Por trás da pergunta
Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, ao repertório e à ordem de letras, e compreender que, ao excluir, trocar ou substituir letras ou sílabas, novas palavras podem ser formadas.
O que fazer antes

A partir de palavras conhecidas dos alunos, trabalhe com a troca, exclusão ou substituição de letras ou sílabas para a formação de novas palavras por meio de atividades ou jogos em sala de aula.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o trabalho a fim de que os alunos saibam fazer as correspondências entre letras ou sílabas e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras novas, ampliando o vocabulário.

Gabarito

a) Caneco