Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Situação problema

Valéria precisava comprar presentes para os 6 sobrinhos para presenteá-los no Dia das Crianças. Ela tinha R$ 250,00 para gastar, mas reservou R$ 10,00 para comprar balas para distribuir às crianças da vizinhança. Ela comprou 2 camisetas, uma para cada menino. E para cada uma das meninas, comprou um livro. Ela gastou o mesmo valor em cada um dos presentes.

a) Quanto Valéria gastou com os presentes?

b) Quanto custou cada um dos presentes?

Por que perguntar
Resolver situação problema envolvendo operações e fazendo uso do sistema monetário brasileiro.
Por trás da pergunta
Compreender uma situação problema envolvendo operações e sistema monetário brasileiro.
O que fazer antes

Reapresentar os fundamentos das propriedades da adição e da subtração, bem como noções de números, quantidades e dinheiro, por meio de diferentes estratégias, retomando a composição do sistema monetário brasileiro e relembrando os valores da moedas e cédulas. Propor diferentes problemas em que valores monetários precisem ser calculados por meio de operações de adição e/ou subtração a fim de que os alunos sejam capazes de reconhecer o dinheiro no cotidiano e efetuar contagem simples.

O que fazer depois

Corrija coletivamente a questão, começando pela leitura e compreensão do problema. Faça um esquema organizando os dados, de modo que todas as variáveis sejam identificadas e compreendidas. Solicite que diferentes alunos apresentem as respostas para cada item e expliquem como chegaram aos resultados.

Gabarito

a) R$ 240,00