Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

QPQuestões de Prova

Itens de prova de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para a primeira etapa do Ensino Fundamental.

Palavras homófonas

Na Língua Portuguesa, há palavras que apresentam diferenças na escrita e no significado, mas possuem a mesma pronúncia. Complete as frases com cada uma das palavras abaixo, fazendo as adequações necessárias.

a) caçado x cassado

O político teve seus direitos ______________________________.

O animal foi ____________________________na floresta.

b) caçado x cassado

As espadas de __________apresentam um equilíbrio entre resistência e corte.

________________carne na churrasqueira todos os domingos.

c) caçado x cassado

Tenho ______________reais para dividir entre três pessoas. Como farei?

Estou ____________________dormir direito há vários dias.

Por que perguntar
A ideia é verificar se os alunos reconhecem palavras que possuem a mesma pronúncia, mas apresentam grafia e significado diferentes.
Por trás da pergunta
Analisar o contexto em que a palavra ocorre e considerar seu sentido para decidir-se pelo emprego deste ou daquele grafema.
O que fazer antes

Para a compreensão desse conhecimento é importante ressaltar que palavras homófonassão palavras que possuem a mesma fonética, embora apresentem grafias e significação diferentes. Assim, são pronunciadas da mesma forma, mas escritas de forma diferente, apresentando significados diferentes”.

(Disponível em: https://www.normaculta.com.br/palavras-homofonas/. Acesso em 08 jul.2017).

Apresente vários exemplos em que as palavras homófonas estejam sendo empregadas em situações diversas, sempre reforçando as diferenças.

O que fazer depois

Se ainda houver dúvidas, retome o conteúdo por meio de atividades que apresentem situações diversas, realizando jogos ou atividades de fixação. O importante é promover a compreensão dos alunos em relação aos diferentes sentidos e grafia das palavras, em diferentes contextos, reconhecendo as semelhanças na pronúncia.

Gabarito

a) Cassar (anular, tornar nulo): O político teve seus direitos cassados.
Caçar (procurar, perseguir, apanhar): O animal foi caçado na floresta.

b) Aço (liga de ferro): As espadas de aço apresentam um equilíbrio entre resistência e corte.
Asso (verbo assar): Asso carne na churrasqueira todos os domingos.

c) Cem (numeral cardinal, escrito por extenso): Tenho cem reais para dividir entre três pessoas. Como farei?
Sem (indica a falta de; carência; exceção): Estou sem dormir direito há vários dias.